Reconheço que hoje em dia não é uma tarefa fácil encontrarmos um desportivo discreto, especialmente se tivermos em conta todos os apêndices aerodinâmicos, jantes enormes e som trabalhado no escape que os fabricantes aplicam nestes modelos para se distinguirem dos seus rivais. Bem, isto pelo menos ocorrem em quase todos os fabricantes, pois a Volvo mantém-se fiel às suas origens e lançou com o novo S60 T6 um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.
Exactamente igual a qualquer outro S60 com kit R-Design que circula nas nossas estradas (a cor preta não ajuda), este T6 mantém a tradição da marca em disponibilizar uma potência absurda a partir de um motor turbo numa berlina familiar confortável, espaçosa e recheada dos mais recentes sistemas de segurança. Porém, após a introdução da actual família de motores Drive-E, este modelo dispensou o anterior 3.0 de seis cilindros (ainda disponível para a versão 4×4) para o actual 2.0 turbo.
Embora tenhamos perdido dois cilindros e 1/3 da cilindrada, as tecnologias utilizadas no novo motor garantem o mesmo desempenho, ou seja, o S60 T6 dispõe de 306cv de potência e 400Nm de binário, o suficiente para garantir apenas 5,9 segundos para atingir os 100km/h, com a vantagem de assistirmos a uma redução significativa dos consumos, de 9,9 para 6,4 l/100km, o que corresponde a uma redução de emissões de CO2 de 213 para 149g/km, ou seja, música para a carteira de quem desejar adquirir um automóvel com estas características.
Para digerir toda esta potência, este bloco vem acompanhado da caixa Geartronic de oito velocidades, ideal para garantir um andamento rápido sempre que necessitar, contudo não espere encontrar neste S60 T6 um rival ao BMW M5 ou Audi RS5. Nem em termos de potência nem em termos de comportamento estes modelos são comparáveis, uma vez que o S60, embora equipado com uma suspensão melhorada, não possui uma suspensão desportiva, e a direcção continua a revelar um elevado grau de assistência, daí a estranha sensação de leveza.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha turbo | Velocidade Máxima | 230 km/h |
Capacidade | 1969 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 5,9 s |
Potência | 306 cv (5700 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 400 Nm (2100 rpm) | Urbano (anunciado) | – |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | – | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 6,4 |
Caixa | Automática de 8 velocidades | Emissões Co2 | 149 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4635 / 1899 / 1484 mm | Valor base | €53 864 |
Peso | 1490 kg | Valor viatura testada | €61 715 |
Bagageira | 380 litros | I.U.C. | €229.36 |
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