Será já durante o mês de Novembro que chegará a Portugal a nova geração do Mini Clubman, um conceito de “Shooting Brake”, segundo os responsáveis da Mini. Mantendo as características da geração anterior, o novo Clubman mantém o portão traseiro de abertura vertical bipartido (que pode ser aberto remotamente) e vê a porta direita de abertura invertida a ser substituída por uma porta tradicional, passando a dispor agora de quatro verdadeiras portas, para um acesso facilitado ao seu interior.
Se por fora o novo Clubman se destaca pelas grandes dimensões (mais comprido em 270mm e largo em 90mm), a maior distância entre eixos permitiu conquistar bastante espaço interior para todos os ocupantes, tornando-o mais prático e versátil. Internamente semelhante ao Mini de cinco portas, o novo Clubman dispõe de um banco traseiro rebatível (na proporção de 40/20/40), o que permite aumentar a capacidade da bagageira de 360 para 1250 litros.
As motorizações disponíveis começam com o 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros com 136cv e 220Nm para a versão Cooper Clubman, e com o 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros com 192cv e 280Nm para a versão Cooper S Clubman. No campo do diesel existe apenas Cooper D Clubman, que se encontra equipado com o 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros com 150cv e 330Nm. Todas as motorizações conta com o auxílio de um sistema Start&Stop e sistema de recuperação de energia na travagem para garantir uma maior eficiência nos consumos.