Será no Stand B11 do Pavilhão 9.0 do Salão Automóvel de Frankfurt que a Honda irá revelar, a público, o seu “Honda Project 2&4 powered by RC213V”, um projecto criado pela sua equipa “Global Design Project” que participou na competição interna da marca, que reuniu 80 equipas de designers e criadores da marca.
Este modelo pretende personificar o conceito de “capacidades técnicas criativas” da marca, reforçando o empenho da marca enquanto fabricante de motores, uma vez que produz mais de 28 milhões por ano e que abrangem não só aplicações em duas e quatro rodas na indústria dos transportes motorizados, como também em equipamentos de força, motores marítimos e aplicações aeroespaciais.
Como exemplo dos esforços continuados da Honda em desenhar e conceber veículos capazes de oferecer uma experiência de condução cada vez mais envolvente, o Project 2&4 da Honda junta as capacidades únicas da marca em termos de mobilidade de duas e de quatro rodas. Equipado com o motor RC213V da moto competição, mas com alterações para utilização nas estradas públicas, o Honda Project 2&4 oferece a liberdade de uma moto e as capacidades de manobra de um carro.
Esta motorização excepcional, desenvolvida para o campeonato mundial de MotoGP e especialmente adaptada para utilização em estradas públicas, é uma unidade V4 de 999 cm³ a quatro tempos e cumpre a filosofia subjacente à Honda, “The Power of Dreams” (o poder dos sonhos) que inspira a inovação e a originalidade. O pico de potência é superior a 215cv às 13.000rpm, com o pico de binário, mais de 118Nm, a aparecer às 10.500rpm. A transmissão é uma unidade DCT (transmissão de dupla embraiagem) de seis velocidades.
O Honda Project 2&4 é um exemplo do que um desafio estimulante deste tipo pode produzir, graças às diferentes qualidades de cada participante. Concebido pelo estúdio de design de motos da Honda em Asaka e desenhado em colaboração com o estúdio de design em Wako, o Honda Project 2&4 procura criar uma experiência de condução intensa, através da combinação dos elementos mais entusiasmantes da condução de uma moto com as características mais envolventes da condução de um carro. O resultado não só demonstra a criatividade saída dos estúdios de design da Honda, como também desafia as expectativas em relação à mobilidade do futuro.
Com desenho inspirado nos pergaminhos da marca na competição, o design da carroçaria e a posição do motor foram inspirados no lendário Honda RA272 de 1965. A estrutura revela o chassis-base e os componentes funcionais do carro, tal como seria mais habitual numa moto normal e, de forma semelhante, é compacto. O comprimento total é de 3.040 mm, a largura, 1.820 mm e a altura, 995 mm. O peso resultante, apenas 405 kg, maximiza o impacto causado pelo motor em posição central que, juntamente com o baixo centro de gravidade, assegura um nível excepcionalmente elevado de respostas.
A fantástica sensação criada pelo cockpit aberto é melhorada significativamente pelo banco do condutor, suspenso de forma não habitual por cima da estrada. Este design de “banco flutuante” coloca o condutor o mais perto possível da acção, semelhante à liberdade oferecida por uma moto e completa o quadro de condução envolvente oferecido pelas performances extremas do Honda Project 2&4, com redline às 14.000 e engenharia exclusiva