Com a chegada do novo Zoe R240, a Renault lança assim um veículo eléctrico que já pode torna-se no primeiro automóvel de 40% dos Portugueses. Face ao modelo original, o novo Zoe R240 utiliza um motor totalmente novo, desenvolvido pela Renault, que é mais compacto e eficiente, permitindo assim ao novo Zoe oferecer maior alcance e carregamentos mais curtos.
Ao contrário do Zoe original, o renovado carregador inteligente Camaléon já permite o carregamento da bateria através de uma tomada doméstica, demorando menos de 10 horas para carregar a totalidade da bateria, valor esse que reduz significativamente se usar uma Wallbox (7kWh) ou os postos de abastecimento rápidos (43kWh), para 4 horas ou 1 hora, respectivamente.
Com uma potência máxima de 65kW (88cv) e um binário máximo de 220Nm de binário, logo às 250rpm, o Zoe R240 surpreende em termos de desempenho, ao oferecer uma força de arranque equiparável ao brilhante Renault Clio R.S. 200, demorando apenas 4s para atingir os 50km/h, embora a velocidades superiores o motor eléctrico acabe por revelar as suas limitações, como forma de manter a bateria de iões de lítio de 192 células.
Em termos de custos de utilização, o Zoe R240 revela argumentos de peso como o custo de abastecimento da bateria de apenas 1,2 euros por 100km (usando um tarifário bi-horário), e um custo de revisão dos 30.000 quilómetros inferior a 30 euros.
Com uma garantia ao nível dos modelos com motor de combustão, também o Zoe R240 beneficia da garantia de cinco anos ou 100.000 quilómetros, sendo a garantia da bateria vitalícia, uma vez que o contracto de aluguer da bateria estipula que a mesma deve ser substituída quando apresentar uma carga inferior a 75% da sua capacidade inicial. O novo Zoe R240 está disponível a partir de 13.990€, valor esse que incluí o incentivo do Estado ao abate, no valor de 4.500€, para aquisição de automóvel eléctrico.