Foi em pleno Salão Automóvel de Tóquio, no Japão, que a Mini revelou a nova geração do seu descapotável. Baseado na versão de três portas, este modelo viu as suas dimensões crescerem, sendo agora 98mm mais comprido, 44mm mais largo e 7mm mais alto, além de ver a distância entre eixos aumentar em 28mm. Recorrendo a uma capota retráctil em lona (que pode receber o padrão da Union Jack, bandeira do Reino Unido), esta apenas precisa de 18 segundos para abrir ou fechar totalmente, podendo funcionar com o Mini Cabrio a circular até aos 30km/h.
Face á anterior geração, além das dimensões mais generosas, especialmente para os ocupantes que recebem mais 36mm de espaço para os joelhos, os bancos são maiores e mais confortáveis, existindo agora novos revestimentos em pele. A bagageira também aumentou significativamente (25%), passando agora a comportar 215 litros de capacidade, ou 160 litros com o tejadilho recolhido, sendo o seu acesso mais largo em 8mm, isto sem contar com a possibilidade de ampliar esta capacidade graças ao rebatimento completo dos bancos traseiros.
Numa fase inicial, o novo Mini Cabrio estará disponível apenas com os blocos de três cilindros 1.5 Turbo a gasolina de 136cv e o 1.5 diesel de 116cv, bem como o 2.0 de quatro cilindros turbo de 192cv que equipa a versão S. Mais tarde serão lançados um 1.2 de 102cv a gasolina, e um 2.0 a gasóleo de 170cv para a versão Cooper SD, bem como a versão de topo JCW (John Cooper Works) com um 2.0 turbo de 231cv a gasolina. Este modelo chegará a Portugal em Março de 2016.