A Volvo apresentou, oficialmente, o software que irá usar em testes públicos, que se realizarão durante 2017 numa frota composta por uma centena de Volvo XC90. Este novo software, designado de IntelliSafe Auto Pilot, será posteriormente introduzido nos modelos de produção a partir de 2020.
Este sistema reune os dados provenientes de vários radares, câmadas e sensores de laser integrados na viatura, que permitem a realização de uma leitura da estrada, bem como dos seus possíveis obstáculos, por forma a que o veículo possa percorrer as estradas sem intervenção do condutor.
Sempre que for permitido, o sistema informará o condutor através da iluminação LED nas patilhas do volante, quando atingir uma zona onde a condução autónoma é permitida, estando estas devidamente identificadas no sistema de navegação.
Durante o período de testes, as estradas autorizadas para estes testes rondam a cidade de Gotemburgo, na Suécia, numa extensão de quase 50km, podendo os mesmos ser realizados pelos próprios clientes do XC90. Para activação do sistema bastará aplicar ambas as mãos nas patilhas, sendo a condução posteriormente assumida pelo sistema, existindo uma contagem decrescente para que o condutor assuma novamente o controlo da viatura.