Com a chegada ao mercado nacional marcada para Abril, a Renault passa a ter disponível na sua gama um novo modelo de topo, o Talisman, destinado a rivalizar no concorrido Segmento D, onde o germânico Volkswagen Passat domina, juntamente com outros pesos-pesados como o Opel Insignia, Ford Mondeo, Peugeot 508 e Citroën C5.
A tarefa não se avizinha fácil, mas a Renault acredita que tem no Talisman os argumentos para ser bem-sucedida e fazer esquecer o Laguna, que é assim descontinuado após uma terceira geração pouco inspirada. Recorrendo à plataforma CMF, utilizada pela Espace, novo Mégane e Kadjar, o Talisman foi criado do zero, sendo um modelo que, presencialmente, oferece um visual com um estilo muito forte num formato de berlina (quatro portas), que será posteriormente acompanhado pela carrinha, a Talisman Sport Tourer.
Para conhecermos o novo Talisman, aceitámos o convite da Renault Portugal para viajarmos até Florência, Itália, onde pudemos desfrutar dos argumentos de peso do novo Talisman pelas estradas da região da Toscana. Tivemos ainda oportunidade de visitar o Circuito de Mugello, onde realizamos algumas provas de perícia para comprovar o bom comportamento dinâmico, fruto do excelente chassis aliado ao renovado sistema 4Control (sistema de quatro rodas direcionais).
Por termos sido o primeiro grupo de jornalistas, o programa teve alguns imprevistos, mas nada que não fosse rapidamente resolvido, não só pelo espírito lusitano do “desenrasca”, bem como da eficácia do sistema de navegação do sistema de infoentretenimento R-Link 2, o mesmo usado pela nova Espace. Visualmente, e conforme dissemos, o estilo do novo Talisman, é bastante agressivo sem ser em exagero, servindo de inspiração para os futuros modelos da Renault.
Com um total de 4,85m de comprimento, 1.87m de largura e 1,46m de altura, a frente do Talisman destaca-se pela grelha cromada e imponente, composta pelo losangolo da marca ao centro, capot nervurado e luzes diurnas em LED em formato de “C” que se prolongam das ópticas dianteiras até ao para-choques. As ópticas podem usar o sustema LED Pure Vision (para médios e máximos) para uma iluminação mais eficaz e homogénea face às tradicionais ópticas de halogéneo.
Atrás destaca-se a utilização de luzes LED com iluminação permanente e guias luminosas com efeito 3D, podendo o resultado ser algo estranho ao início, mas que em andamento conferem um visual muito atraente. Estas escondem o acesso à gigantesca bagageira, que com os seus 608 litros de capacidade, garante espaço para transporte de quatro sacos de golfe.
A esse espaço podemos acrescentar os 25 litros de espaço adicional em todo o habitáculo, como os 8 litros no porta luvas, 4.6 litros nas bolsas das portas dianteiras e 2 litros para as bolsas das portas traseiras. E já que falamos no habitáculo, existem duas verdades assim que abrimos a porta, a primeira é a sensação de “déjà-vu” face ao que conhecíamos da nova Espace, e a da garantia de que a qualidade de construção e dos materiais melhorou significativamente face ao Laguna.
Para tal foi fundamental o precioso contributo da Daimler (empresa mãe da Mercedes-Benz), que ajudou a Renault ao nídel do controlo de qualidade. Como tal, não estranhe encontrar pormenores como iluminação ambiente ou os excelentes bancos, desenvolvidos em parceria com a Faurecia que recuam 50mm para facilitar o acesso (caso possuam regulação eléctrica). Estes têm ainda a particularidade de, apesar de serem mais leves e estreitos, podem ser aquecidos, ventilados e oferecer diversos modos de massagem, ajustáveis em termos de localização e intensidade.
O sistema de som foi desenvolvido pela Bose, recriando um palco envolvente composto por um total de 13 altifalantes espalhados em todo o habitáculo. Tudo isto, bem como o sistema de climatização e navegação (que volta a usar tecnologia e serviços da TomTom) pode ser manipulado através do enorme ecrã central táctil (que pode ter até 8,5 polegadas), colocado na consola central.
Próximo da manete da caixa de velocidades, que poderá ser manual ou automática de dupla embraiagem, encontra-se o comando do sistema Multi-Sense, que permite alterar o modo de condução do Talisman, podendo escolher uma de cinco configurações pré-definias (Neutral, Comfort, Eco, Sport e Perso), podendo esta última parametrizar 10 elementos distintos da viatura, como a rapidez da caixa, som do motor, iluminação interior, força do ar condicionado, entre outros.
No que toca a motorizações, o novo Talisman conta com a presença de diversas motorizações a gasolina e diesel, como o 1.6 TCe de quatro cilindros de 150 ou 200cv, e os diesel 1.5 dCi ECO 2 de 110cv, ou 1.6 dCi de 130 ou 160. Em termos de caixas de velocidade, as motorizações a gasolina estarão associadas, em exclusivo, à caixa EDC de dupla embraiagem com sete relações, estando o 1.5 dCi de 110cv associado a uma caixa manual de seis velocidades, podendo receber em opção a EDC de dupla embraiagem com seis relações, a mesma que acompanha as motorizações diesel mais potentes.
Para garantir um excelente comportamento, não só em termos de conforto como dinâmico, o Talisman pode vir acompanhado de um eficiente sistema de amortecimento pilotado e sistema 4Control. Ambas as soluções se revelaram fundamentais para tirar total partido do bom comportamento do conjunto nas inúmeras curvas e contracurvas das estradas da região da Toscana, bem como nos testes realizados no Circuito de Mugello, onde foi possível comparar numa situação de risco (desvio repentino a alta velocidade) com e sem o sistema 4Control. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer de perto a Sport Tourer, a versão carrinha do novo Talisman, que estava exposta no parque de estacionamento do Circuito de Mugello.
À semelhança do que aconteceu com a Espace, também o Talisman terá ao seu dispor uma versão Initiale Paris, que oferecerá uma cor exclusiva (Preto Ametista metalizado), jantes de 19 polegadas com design exclusivo, estofos em couro com apoios de cabeça “Relax” nos lugares dianteiros, quatro de instrumentos revestido e com pesponto, bancos reguláveis electrónica em 10 vias com todas as funções, vidros laterais laminados para melhor isolamento acústico, entre outros elementos específicos. Em termos de preços apenas sabemos que a gama Talisman estará disponível a partir de 32 mil euros.
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