Aquando o seu lançamento, a primeira ideia que me veio à cabeça foi “Outro Fiat 500?” Felizmente a Fiat soube aproveitar bem os recursos que tinha à sua disposição e, quando desenvolveu este modelo, aproveitou a plataforma do Jeep Renegade para criar aquele que é, para mim, o melhor Fiat do momento.
Quanto testei o 500X, fiquei surpreendido pela qualidade de construção, materiais usados, comportamento tanto do chassis como do motor, e pelo preço acessível. Só o sistema de infoentretenimento uConnect não foi do meu inteiro agrado, mas felizmente parte dos problemas, relacionados com a lentidão do sistema, podem ser resolvidos com a reposição de fábrica do mesmo, uma vez que a viatura do parque de imprensa já tinha diversos dispositivos Bluetooth emparelhados, bem como as respectivas listas de contactos, mensagens e outras definições, que acabam sempre por sobrecarregar o sistema.
Desta vez experimentei uma versão com a motorização mais acessível da gama, o motor 1.3 MultiJet II. Esta motorização, uma evolução do anterior JTDM, já é compatível com a norma Euro6, graças a algumas melhorias introduzidas no sistema, como o sistema Start&Stop, para ajudar nos consumos e emissões. Este bloco debita 95cv de potência às 3750rpm e tem um binário máximo de 200Nm, disponível logo às 1500rpm. Naturalmente que apesar dos valores interessantes, sente-se uma ligeira hesitação quando pressionado o pedal do acelerador, mas este não hesita assim que atinge o regime de binário máximo, às 1500rpm.
Apesar de ser uma versão de acesso, o poder de aceleração não envergonha ninguém, sendo bastante interessante verificar a facilidade com que este Fiat 500X atinge velocidades proibidas nas estradas nacionais. Usando um andamento mais calmo, os consumos conseguem ser surpreendentemente baixos, rondando a casa dos 4,5 litros por cada 100km, mesmo com grande parte dos percursos percorridos terem sido em Lisboa. Atenção que estou a falar numa viatura que estava equipada com umas elegantes jantes de 18 polegadas (extra de 400 euros).
No fundo, embora não seja tão agradável quanto a motorização 1.6 MultiJet II de 120cv (a escolha perfeita para este modelo), o 1.3 MultiJet II é uma excelente opção para quem pretenda adquirir o novo Fiat 500X. Ficará assim com um crossover com um design atraente, boa qualidade de construção e um pequeno e eficiente motor diesel, que muda de comportamento de acordo com o Fiat Drive Mood, o comando que permite seleccionar um dos três modos de condução disponíveis.
[fancygallery id=”2″ album=”340″]
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 172 km/h |
Capacidade | 1248 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 12,9 s |
Potência | 95 cv (3750 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 200 Nm (1500 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,6 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,8 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,1 |
Caixa | Manual de cinco velocidades | Emissões CO2 | 107 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4248 / 1976 / 1600 mm | Valor base | €20 151 |
Peso | 1320 kg | Valor viatura testada | €24 001 |
Bagageira | 350 / 1000 litros | I.U.C. | €142.12 |
[/toggle] [/toggles]