A Nissan acaba de revelar o novo GT-R (edição 2017) no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque. Com um novo interior profundamente alterado e muitas novidades no exterior, o novo GT-R destaca-se ainda por grandes melhorias ao nível do desempenho dinâmico e por novas características relevantes. A nova geração representa a maior alteração efectuada a este icónico modelo desde a sua introdução em 2007.
No exterior do novo GT-R recebe uma dianteira transformada, ao receber uma grelha com um “V” com acabamento cromado mate incorporado, associando-o à actual assinatura de design da marca. A grelha é também mais larga para permitir um melhor arrefecimento do motor e agora ostenta um padrão de rede em grelha actualizado. O novo capot foi redesenhado e reforçado para se integrar melhor com o visual da dianteira, tendo também o rebordo do deflector dianteiro sido redesenhado, bem como o para-choques dianteiro, que passa a incorporar saliências imediatamente abaixo dos faróis, proporcionando ao novo GT-R um visual de automóvel de competição.
O formato esguio já familiar do GT-R define o seu perfil, mas as zonas após as rodas dianteiras foram aumentadas para melhorar o fluxo de ar. A traseira do super desportivo da Nissan também foi objecto de uma transformação completa, com a introdução de ventiladores laterais junto às quatro saídas de escape. Apesar das alterações, o GT-R mantém alguns elementos que actuam como imagem de marca, como os quatro conjuntos ópticos redondos, sendo o resultado final o de uma traseira com um aspecto mais desportivo, bem como mais eficiente, aerodinamicamente.
No interior destaca-se as melhorias em termos de sofisticação, sendo todo o tablier, bem como o painel de instrumentos, totalmente novo. O primkeiro, revestido em pele de alta qualidade, adopta um “fluxo horizontal”, que proporciona uma sensação de elevada envolvência para os passageiros dos bancos dianteiros, enquanto o estilo do painel de instrumentos e da consola central fornecem um ambiente orientado para o condutor, privilegiando quem se senta atrás do volante.
O formato da consola central foi igualmente melhorado e simplificado. Os controlos áudio e de navegação integrados reduzem o número de interruptores de 27 no modelo anterior para apenas 11 no novo Nissan GT-R. O sistema de infoentretenimento recebe agora um ecrã táctil de oito polegadas, que apresenta ícones grandes no ecrã para facilitar o seu manuseamento. Um novo comando de controlo do ecrã montado na consola central de fibra de carbono permite um manuseamento mais fácil.
Os manípulos de comando da caixa passam a estar montadas no novo volante, permitindo aos condutores mudar de velocidade em curva sem retirar as mãos do volante. Os próprios manípulos, juntamente com os controlos de ventilação, melhoraram a sensação ao toque e o som quando actuados ou ajustados.
“Como ícone do desempenho de condução da Nissan, o GT-R continua a evoluir. Com a adopção da grelha em “V” característica da marca, o GT-R possui a mais recente linguagem de design da Nissan. O seu desempenho aerodinâmico excpecional e interior optimizado proporcionam ao GT-R um carácter mais maduro, que se prolonga no futuro”, afirmou o Director Executivo de Design da Nissan, Mamoru Aoki.
O conhecido motor V6 de 3,8 litros biturbo e com 24 válvulas, fabricado manualmente por um único mestre-artesão Takumi (designação dada aos mestres-artesãos que constroem o GT-R), fornece agora 565 cv às 6.800 rpm e um binário máximo de 637 Nm. Os motores são o campo de eleição de aplicação da experiência e conhecimentos técnicos dos Takumi. O controlo individual da temporização da ignição em cada um dos cilindros e a ultra-eficiência dos turbocompressores resultam, não apenas, em emissões melhoradas, mas proporcionam, também, ao novo GT-R uma aceleração superior em regimes médios e altos (acima das 3.200 rpm).
Acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem perfeitamente afinada para a caixa de seis velocidades, o GT-R continua a ter a sensação de engrenagem mecânica que lhe é característica, mas as mudanças estão mais suaves e com menos ruído. Aquele som familiar do motor do GT-R foi igualmente melhorado e nunca soou melhor! A ressonância dos novos silenciadores em titânio e o Active Sound Enhancement (ASE) melhoram a experiência de condução durante a aceleração.
Juntamente com a nova motorização e o novo visual, tanto interior como exterior, o novo Nissan GT-R terá disponível novas cores no interior e no exterior, que completam o carácter sofisticado deste modelo. Foi adicionada à palete de tintas exterior uma pintura multicamadas “Blaze Metallic”, enquanto no interior das versões Premium Edition pontua a pele de semianilínico que oferece quatro opções diferentes de personalização: os recém-adicionados Black/Rakuda e Samurai Black, bem como os sempre populares Black/Amber Red e Black/Ivory. O novo Nissan GT-R (versão 2017) já poderá ser encomendado a partir do próximo mês de Abril, estando prevista a entrega das primeiras unidades durante o Verão.