Despedimo-nos do mês de Março com o rescaldo do mais importante salão deste inicio de ano, o Salão Automóvel de Genebra, que decorreu na cidade Suíça durante os dias 3 a 13 do mês que agora acaba. Segundo a organização, a edição deste ano resultou num recorde de visitantes, com mais de 687 mil registados, um crescimento de 0.7 % face à edição anterior de 2015.
A título estatístico, mais de metade dos visitantes foram estrangeiros oriundos dos quatro cantos do mundo, tendo 30% do total dos visitantes oriundos de França, 6% de Itália, 3% da Alemanha, 1% da Áustria e 9% do resto do globo. Com mais de 200 expositores oriundos de 30 países e um total de 120 lançamentos, decidimos escolher os melhores e mais importantes lançamentos do Salão mais glamoroso do mercado.
Aston Martin DB11
Passados 13 anos desde o seu lançamento, o popular DB9 irá finalmente ser substituído pelo novo DB11 que foi oficialmente apresentado durante o Salão. Segundo Andy Palmer, CEO da marca, o novo DB11 representa na perfeição a Aston Martin, ao recorrer a um design apaixonante e as últimas tecnologias. Em termos de motorização, o novo DB11 virá equipado com um poderoso 5.2 V12 que utilizará pela primeira vez sobrealimentação, através de dois turbos que permitirão ao DB11 debitar 600cv de potência. Deverá chegar ao mercado no final do ano.
Audi Q2
Após a disputa do nome com a Alfa Romeo, a Audi apresentou em Genebra o seu mais recente membro da família Q, o Q2. Este pequeno SUV, baseado na plataforma do A1, terá como principal rival o Mini Countryman, e terá a seu favor a imagem mais jovem e personalizada de toda a gama de modelos. Irá utilizar as mesmas motorizações da gama A1, que vão deste o pequeno 1.0 TFSI de três cilindros até ao 2.0 TFSI de quatro cilindros, sem esquecermos dos obrigatórios 1.6 e 2.0 TDI. As encomendas deverão começar no Verão, mas as primeiras unidades só chegarão no final do ano.
Bugatti Chiron
A Bugatti trouxe a Genebra o substituto do mítico Veyron, revelado como sendo o automóvel de produção mais potente de sempre. Usando o nome de um dos mais famosos pilotos de sempre da Bugatti, e o design do Type 57SC Atlantic como inspiração, o Chiron mantém a filosofia de esquema de dois tons na pintura exterior, um interior que transpira luxo e exclusividade, e o assustador bloco 8.0 W16 do Veyron, que recebe novos componentes, quatro novos turbos de maiores dimensões, que permitem elevar a potência para os 1500cv. Se acha este valor impressionante, que tal lhe dizermos que só serão fabricadas 500 unidades, custarão cada 2.4 milhões de euros (mais impostos), 420km/h de velocidade máxima e menos de 2,5 segundos para atingir os 100km/h.
DS E-Tense GT
A DS, marca premium do grupo PSA, levou a Genebra um protótipo de um GT totalmente eléctrico, o DS E-Tense GT. Este GT de dois lugares utilizará uma estrutura monocoque em fibra de carbono e um motor eléctrico de 402cv, que permitirá a este modelo atingir os 100km/h em apenas 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 250km/h. O conjunto de baterias permitirá uma autonomia de 360km em percurso urbano ou 310km em percursos mistos. Infelizmente, e por muito impressionante que seja, não está prevista a sua produção.
Fiat 124 Spider
Apesar de revelado durante o Salão de Los Angeles no final do ano passado, a Fiat levou para Genebra o Fiat 124 Spider na versão domesticada e na versão Abarth apimentada. Desenvolvido em conjunto com o brilhante Mazda MX-5, o pequeno roadster italiano utilizará na versão base a motorização 1.4 MultiAir Turbo de 140cv, ou 170cv para a versão Abarth, que utilizará uma distribuição perfeita 50:50 dos seus 1060kg de peso, num chassis devidamente optimizado com amortecedores Bilstein, barras estabilizadoras mais espessas, travões Brembo e duas opções em termos de caixa de velocidade, uma manual de seis velocides ou a automática Sequenziale Sportivo.
Honda Civic
Além do FCX Clarity e do novo NSX, a Honda levou para Genebra o protótipo da décima geração do Civic, destinada ao mercado europeu e que deverá chegar ao mercado no próximo ano. Além de um visual distinto das anteriores versões e com um aspecto significativamente mais agressivo, este modelo utilizará novas motorizações, 1.0 VTEC Turbo e 1.5 VTEC Turbo a gasolina, estando prevista uma forte remodelação ao actual 1.6 i-DTEC a gasóleo. Como acontece actualmente, o novo Civic continuará a ser fabricado em Swindon, no Reino Unido, e estará disponível nas versões de três e quatro portas, bem como na versão carrinha.
Koenigsegg Regera
A Koenigsegg, fabricante de ultra desportivos de produção limitada, apresentou em Genebra o novo Regera, um modelo que terá apenas 80 unidades produzidas e que será, segundo os responsáveis, um dos veículos mais rápidos do mercado, sendo espectável que venha a superar os valores do Bugatti Chiron. Equipado com o mesmo 5.0 V8 biturbo do Agera RS, que viu a sua potencia reduzir ligeiramente, para que pudesse aumentar através da implementação do sistema eléctrico (Directo Drive) que permitirá oferecer mais de 1500cv de potência e 2000Nm de binário, o que permitirá atingir os 100km/h em apenas 2,8 segundos, 200km/h em apenas 6,6 segundos, 300km/h em apenas 10,9 segundos e, pasme-se, os 400km/h em apenas 20 segundos. Estima-se que cada modelo venha um preço próximo dos dois milhões de euros, isto sem contar com impostos.
Range Rover Evoque Cabrio
Range Rover Evoque e SUV descapotável… o que mais há a dizer sobre este apaixonante modelo? Mantendo todas as características da versão com capota, bem como as brilhantes capacidades de todo-o-terreno, este modelo será efectivamente produzido, e utilizará as motorizações SI4 2.0 turbo de 240cv a gasolina e Intenium TD4 diesel existente na actual gama Range Rover Evoque. Contudo, antes de ir a correr para um concessionário Land Rover, tenha calma pois este modelo só deverá iniciar a sua comercialização pouco antes do Verão, e só estará disponível nas versões de topo HSE Dynamic e HSE Dynamic Lux.
Lamborghini Centenario
Tal como o nome indica, este modelo será produzido para celebrar os 100 anos do nascimento de Ferruccio Lamborghini. Contudo, apesar de não tão radical como os últimos projectos (como Egoista e Veneno), o Lamborghini Centenario utiliza um design apaixonante e, no mínimo, original. Com uma produção limitada a 40 unidades, 20 coupés e 20 roadster, e com um preço de 1,75 milhões de euros, mais impostos, esta já se encontra totalmente vendida aos clientes especiais da marca de Sant’Agata Bolognese. Será equipado por um poderoso V12 atmosférico de 760cv, o suficiente para atingir os 100km/h em apenas 2,8 segundos e os 350km/h de velocidade máxima.
Maserati Levante
100 anos depois, a Maserati está a crescer como nunca os seus fundadores imaginaram, mas para consolidar esse crescimento, é fundamental o lançamento de modelos que correspondam ao que o mercado procura. Como tal, o lançamento do Levante é apenas uma decisão óbvia para a estratégia da marca. O resultado é um dos mais bonitos SUV do mercado, algo que todos nós esperávamos, visto tratar-se de um Maserati. Equipado com suspensão pneumática, sistema de tracção integral Q4 e caixa automática de oito velocidades, estará disponível com três motorizações, um 3.0 V6 biturbo de 350cv, 3.0 V6 biturbo de 430cv para a versão Levante S e 3.0 V6 diesel de 275cv para a versão Levante D.
Mazda RX-Vision
Revelado durante o Salão de Tóquio, a Mazda aproveitou a ocasião para levar o espetacular Concept RX-Vision para Genebra. Este desportivo, que poderá receber luz verde de produção para 2017, virá equipado com o novo Skyactiv-R, que como o nome indica, será uma evolução do motor rotativo Wankel utilizado no Mazda RX-8. Caso afirmativo, o lançamento deste modelo será perfeito para a celebração dos 50 anos desde o lançamento do primeiro automóvel equipado com um motor rotativo, o Cosmo Sport 110s.
McLaren 570GT
Com a chegada do 570GT, a McLaren passa assim a dispor de mais um veículo na sua linha de veículos Gran Turismo, ou seja, um veículo com um desempenho típico de um desportivo, mas desenvolvido a pensar numa utilização quotidiana. Este modelo, o terceiro da linha Sports Series, distingue-se do 570S no qual se baseia com a adição de vários espaços para arrumação, bem como de um compartimento traseiro, colocado atrás dos bancos, que oferece mais espaço que um Ford Focus. Para tornar o interior ainda mais apelativo e confortável, a McLaren reforçou o isolamento acústico, e forrou todo o interior em pele, tornando-o mais agradável de conduzir em viagens longas. A suspensão recebeu uma configuração mais suave, sem comprometer o comportamento dinâmico sempre que desejar andar mais depressa.
Mercedes C Cabriolet
Genebra foi o local escolhido pela Mercedes-Benz para revelar o primeiro descapotável da gama Classe C, que se destaca pelo uso de uma capota em lona, o que garante um design mais atraente, evita um aumento exagerado do peso da estrutura e permite que, quando recolhida, a capota ocupe menos espaço. Independentemente das razões, o resultado é um deslumbrante descapotável de quatro lugares que utilizará todas as motorizações dos restantes modelos do Classe C, desde o C180 de entrada à versão AMG C63 4Matic com 362cv.
Opel GT
Apesar de, em termos de modelos de produção, o destaque foi para o novo Opel Mokka, foi o Opel GT que despertou todas as atenções, com um design impressionante e inspirado no Opel XVR de 1966, um chassis com menos de 1000kg, e uma motorização de três cilindros turbo com 145cv. Porém, um dos elementos que ajudam a destacar este modelo é a aplicação de pneus com cores distintas entre eixos, sendo os pneus do eixo traseiro pretos, e os dianteiros encarnados, como acontecia na futuristica Motoclub 500, uma moto produzida pela Opel em 1928.
Pagani Huayra BC
Embora o Pagani Huayra não seja propriamente uma novidade, a versão BC apresenta-se como o modelo mais poderoso de sempre do fabricante italiano. Com uma produção limitada de apenas 20 unidades, que custarão mais de 2.35 milhões de euros (mais impostos), este modelo distingue-se por utilizar um chassis fortemente alterado, tendo recebido uma significativa redução de peso de 130kg para 1218kg, suspensão redesenhada, e painéis totalmente novos e redesenhados, para reforçar a aerodinâmica. Em termos de motorização, a Pagani volta a usar o 6.0 V12 biturbo da AMG, que vê a potência subir para valores próximos dos 800cv.
Porsche 911 R
Apesar de nos últimos salões a Porsche ter-se distinguido pela revelação de modelos cada vez mais futuristas, com o 911R a Porsche decidiu regressar às suas origens, com o lançamento de um modelo destinado a proprietários que pretendem estar mais ligados ao seu veículo. Recorrendo a um bloco 4.0 atmosférico de 500cv, este modelo destaca-se pelo design inspirado nos modelos de competição (tal como aconteceu com o 911R de 1967), pela redução de peso, pela caixa manual de seis velocidades, tracção traseira e um comportamento que deverá devolver sorrisos constantes a quem tiver a oportunidade de o conduzir.
Renault Scenic
A Mégane Sports Tourer, revelada a público pela primeira vez em Genebra, veio acompanhada do novo Scenic, que à semelhança da Espace, recebe um visual inspirado no Captur, tornando-se assim numa espécie de mini-monovolume misturado com um crossover. Recebendo o tipo de soluções usadas no novo Mégane, o novo Scenic virá equipado com as mesmas motorizações, como o 1.5 dCi com 95 e 110cv, 1.6 dCi com 130 e 160cv, ambos a gasóleo, e o 1.2 tCe com 115 e 130cv a gasolina. O novo Scenic será o primeiro modelo da marca a ter disponível uma motorização híbrida, que funcionará em conjunto com a motorização diesel 1.-5 dCi de 110cv.
Seat Ateca
A Seat levou a Genebra o seu primeiro SUV, o novo Ateca, que será fabricado em Espanha, e utilizará a plataforma MQB do Grupo Volkswagen, sendo espectável que venha a partilhar diversos componentes com o recém renovado Volkswagen Tiguan. Disponível com duas ou quatro rodas motrizes, através do sistema 4Drive, este modelo utilizará todas as soluções já existentes na actual gama Leon, bem como as suas motorizações, tendo apenas sido revelada uma nova motorização, o novo 1.0 TSI de três cilindros turbo com 115cv.
Skoda Vision S
À semelhança da Seat, também a Skoda revelou em Genebra o seu primeiro SUV, o novo Vision S, embora este modelo ainda seja um protótipo. Apesar de ambos usarem uma plataforma MQB do Grupo Volkswagen, o Vision S será, em tudo, distinto do Seat Ateca, visto ser um modelo que comportará três filas de bancos para transportar seis ocupantes de forma espaçosa e confortável. Este modelo terá as dimensões do Huyndai Santa Fe, e virá equipado com diversas motorizações existentes no Grupo Volkswagen, bem como uma nova motorização híbrida que permitirá até 50km de autonomia em modo totalmente eléctrico.
Volkswagen T-Cross Breeze
Alguma vez imaginou o que seria transformar um Beetle descapotável num Range Rover Evoque? A Volkswagen pelos vistos imaginou, e revelou o protótipo T-Cross Breeze, um SUV compacto descapotável que será baseado no Volkswagen Polo, daí as curtas dimensões. Este modelo, de apenas 1250kg, estará equipado com o novo 1.0 TFSI de três cilindros turbo de 110cv e, visto ser destinado a um publico alvo mais novo, estará equipado com um sistema de com BeatsAudio de 300W de potência.
Volvo V90
Volvo é sinónimo de carrinhas e segurança, e foi a pensar nisso que a Volvo revelou, em Genebra, a carrinha baseada no novo S90. Recorrendo à plataforma SPA (Scalable Product Architecture) estreada no XC90, a V90 receberá todas as soluções usadas tanto no XC90 como no novo S90, como o enorme ecrã táctil a assumir todos os controlos do sistema de climatização e infoentretenimento, a elevada qualidade de construção e as motorizações, tanto em versões de duas como quatro rodas motrizes.