Após anunciarem o lançamento da versão GTI mais potente de sempre para estrada para celebrar os 40 anos do lançamento do Golf GTI, a Volkswagen revelou o Golf GTI TCR, a versão de competição, que só terá 20 unidades produzidas, estando já todas elas atribuídas a interessados desde Janeiro.
Este modelo, desenvolvido em conjunto com a SEAT Motorsport, graças ao “know-how” adquirido ao longo dos últimos anos com o SEAT Leon Cup Racer, utilizará como base a plataforma MQB do grupo, mas vê a carroçaria crescer 40 centímetros em largura, o que em conjunto com as rodas equipadas com jantes de competição de 18 polegadas, garantirão um comportamento em pista impressionante.
A isto juntam-se os habituais elementos de competição que reforçam ainda mais a imagem desportiva e única deste GTI, como a aplicação de um spliter dianteiro em fibra de carbono e uma enorme asa traseira, também em carbono, fundamental para o seu comportamento dinâmico. No interior encontra-se a obrigatória Roll Cage, os bancos desportivos com protecção para a cabeça e o tanque de depósito de combustível reforçado, que cumpre todas as normas de segurança da FIA.
A motorização ficou a cargo do já conhecido bloco de quatro cilindros 2.0 turbo TFSI, com tecnologia de injecção directa, derivado do Golf R de estrada, mas optimizado para debitar uma potência total de 330cv e 410Nm de binário máximo. Este modelo cumpre as regras de mais de 16 campeonatos nacionais e internacionais TCR. Poderá encontrar este Golf em competição já durante o fim-de-semana de 22 a 24 de Abril, no Autódromo do Estoril, para a TCR International Series.