Se me perguntarem qual o utilitário mais divertido dos últimos anos, o novo Renault Twingo estará, certamente, no topo dessa lista, por total mérito seu. Desenvolvido em conjunto com a Daimler, partilha grande parte dos seus componentes com o novo Smart ForFour, embora a Renault tenha conseguido criar uma imagem que atribui uma personalidade única ao novo Twingo.
Através deste ensaio, a gama Twingo estreia assim a gama #Twingo, que oferece um nível de equipamento superior por um preço mais apelativo, bem como da nova caixa EDC de dupla embraiagem, que neste caso em concreto, só poderá ser associada a esta motorização, o motor 0.9 TCe turbo de três cilindros a gasolina de 90cv.
Esta caixa, que curiosamente foi desenvolvida pela Renault e já se encontra disponível nos “irmãos gémeos” da gama Smart, em ambas as variantes (TCe 70 e TCe 90), uma medida estranha se tivermos em conta que no caso do Twingo esta só poderá ser associada à motorização mais potente, bem como o valor pedido pela mesma é mais elevado (1400 euros).
Talvez esta seja uma questão de filosofia, uma vez que no caso dos Smarts, a caixa automática é uma característica que sempre esteve presente e, apesar de todos os seus defeitos, garantiu uma personalidade única ao Smart ForTwo. Já no caso do Twingo, esta caixa EDC não é uma peça fundamental, uma vez que esta solução é uma novidade na gama Twingo, mas que acaba por “casar” muito bem nesta motorização TCe de 90cv, funcionando, curiosamente, melhor do que em outros modelos da gama Renault.
O resultado é um pequeno utilitário que reúne a agilidade que já conhecíamos do Twingo, como a brilhante coluna de direcção que, graças à colocação do motor sobre o eixo traseiro, permite virar as rodas dianteiras num ângulo de 45º, permitindo realizar uma inversão de marcha com uma só manobra, uma vez que dispõe de um ângulo de viragem de apenas 8,6 metros.
Se a tudo isto juntarmos as novidades introduzidas pelo facto de se tratar da nova versão #Twingo, que recebe equipamentos específicos, como a decoração exterior com a aplicação de diversos logos #Twingo, jantes de liga leve específicas, tapetes personalizados, vidros traseiros escurecidos e ar condicionado automático, então estamos perante uma solução bem atraente.
De destacar a inclusão, de série, do sistema de infoentretenimento R&GO, composto por um autorádio de aparência simples, mas que emparelhado com o seu Smartphone através da App gratuita disponível para Android e iOS, permitindo usar o seu dispositivo móvel como um sistema multimédia de bordo, com acesso directo a funções como navegação 3D, telefone, computador de bordo e leitor de multimédia.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha | Velocidade Máxima | 165 km/h |
Capacidade | 898 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,8 s |
Potência | 90 cv (5500 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 135 Nm (2500 rpm) | Urbano (anunciado) | 6,0 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,1 | |
Tracção | Traseira | Combinado (anunciada) | 4,8 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de seis velocidades | Emissões CO2 | 107 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 3595 / 1646 / 1555 mm | Valor base | €15 430 |
Peso | 993 kg | Valor viatura testada | €15 750 |
Bagageira | 220 – 980 litros | I.U.C. | €98.29 |
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