A Volvo anunciou que tem nos seus objectivos vender um total de um milhão de automóveis eléctricos em todo o Mundo até 2025. Para atingir este objectivo, o fabricante Sueca irá lançar, pelo menos, 2 versões híbridas de cada modelo da sua gama e também, em 2019, o seu primeiro automóvel totalmente eléctrico.
Segundo Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo, “este é, sem dúvida, um objectivo ambicioso e desafiante, mas pretendemos estar na vanguarda do “shift” para a electrificação”. Ao longo dos últimos anos, a Volvo tem vindo a preparar-se para a emergência dos veículos eléctricos. Para isso, desenvolveu duas novas plataformas para os seus automóveis de maiores e menores dimensões que sejam capazes de incorporar, não só a tecnologia híbrida, mas também a tecnologia totalmente eléctrica.
As series 90 e 60 serão construídas tendo como base a plataforma SPA (Scalable Product Architecture), e, em breve, será lançada a nova série 40 na plataforma CMA (Compact Modular Architecture), sendo que todas as séries terão versões eléctricas. Este novo objectivo faz parte integrante de um vasto programa estratégico anunciado pela Volvo, que contém diversos compromissos que colocam a sustentabilidade no centro das suas operações de negócios futuras. Este novo compromisso foi mesmo batizado como “omtanke” a palavra sueca que significa “consideração” ou “cuidado”.
De entre os vários compromissos assumidos estão a obtenção de um impacto climático neutro a nível de operações em 2025, que 35% das posições de liderança sejam ocupadas por mulheres até 2020, atingir o plano Visão 2020 (onde “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido num novo Volvo”), e trabalhar com parceiros internacionais que promovam a sustentabilidade.