Depois de uma jornada serrana nas Beiras e outra disputada nas pistas alentejanas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno ruma agora ao Algarve onde o Clube Automóvel do Algarve organizar a Baja de Loulé que se disputa a 28 e 29 de Maio.
Maio dominador e Patrão ausente
Líder do campeonato após ter triunfado nas duas provas já disputadas, o piloto da Yamaha António Maio, actual campeão nacional, parte para a jornada algarvia com o seu grande rival ausente. À queda de Mário Patrão em Reguengos seguiu-se uma operação da qual o piloto está a recuperar. Tudo indica que o principal opositor de Maio seja, como já aconteceu nas provas anteriores o seu jovem piloto da Yamaha, Sebastian Buhler que se chegou a intrometer na luta pela vitória. De regresso está Gustavo Gaudêncio (Honda) que não correu em Reguengos por lesão, mas que será sempre um candidato aos lugares de pódio.
De salientar que a anteceder esta corrida se está a realizar o Merzouga Rally, onde estão a participar entre muitos outros portugueses Sebastian Buhler, David Megre (KTM), Fausto Mota e Rui Oliveira estes em Yamaha e que vão terminar a corrida marroquina na sexta-feira para no sábado estarem em Loulé a disputar o prólogo. Outros pilotos a ter em conta na prova alentejana são os de Salvador Vargas (KTM) que venceu a classe TT3 em Reguengos e António Pereira (Yamaha) que começou muito bem a temporada e ocupa a terceira posição absoluta.
Borrego domina com Arnaldo Martins a crescer
Tal como António Maio também Beto Borrego (Yamaha) está a dominar a competição Quad. O regressado Arnaldo Martins (Suzuki) foi segundo nas duas corridas já disputadas, enquanto o jovem Rodrigo Pagaime, que domina a classe promoção, é atualmente o terceiro do campeonato à frente de Fábio Ferreira, ambos em Yamaha. Em Loulé a participação nos Quad numa jornada do CNTT está de novo muito reduzida depois de listas muito animadoras nas provas anteriores.
UTV/Buggy ao rubro:
Polaris, Yamaha e ao contrário dos Quad a disciplina UTV & Buggy não para de crescer. Em Loulé estarão quase quatro dezenas de máquinas e o número de candidatos à vitória ascende a mais de uma dezena. Em Góis ganhou um Polaris e em Reguengos um Yamaha, mas também a Rage, CanAm estão apostadas em chegar ao triunfo. Entre os pilotos João Dias (Polaris) destacou-se dos restantes ao ser 1º e 2º nas corridas já disputadas.
Nomes fortes a reter para a prova algarvia Ricardo Carvalho (Yamaha) vencedor em Reguengos, Vítor Santos o piloto de ponta da CanAm, Bruno Martins o piloto oficial da Rage Motorsport e Pedro Carvalho que dispondo apenas de um Polaris 1000 se tem batido contra dezena e meia de Polaris Turbo com enorme sucesso. Dos pilotos do Troféu Polaris e para além dos já citados são de destacar os de Carlos Miranda, Pedro Santinho Mendes, Miguel Jordão, Teo e Roberto Viñaras, Rui Serpa, Mário Ferreira e Nuno Nunes.
Trazidos pelo Troféu CanAm destacamos Nuno Matias (vencedor em Reguengos), Mário Franco e Jorge Esperto que se juntam ao consagrado Avelino Luís na defesa da marca canadiana. Entre os Buggy e para além de Bruno Martins, perfilam-se ainda António Ferreira (Rage) Jorge Branco (Smart Hayabusa) e António Estevão, no bonito Proto Bombardier que estreou em Arganil.
Uma referência final para o facto de serem quatro os Yamaha que se vão estrear no Algarve sendo um para a campeã feminina Dorothee Ferreira e outro para o regressado Nuno Ferreira.
A Baja de Loulé começa, como habitualmente, com um prólogo. No dia seguinte serão disputados dois troços cronometrados, um com 119 e outro com 82 quilómetros.