Foi durante o Simpósio de Motores de Viena que o Grupo Volkswagen revelou uma importante novidade na sua linha de motorizações a gasolina, a introdução do novo bloco de quatro cilindros 1.5 TSI. Esta motorização, que terá como tarefa substituir o actual 1.4 TSI de 123cv, tem como principal novidade o facto de incorporar um turbo de geometria variável, bem como um sistema de desactivação de cilindros.
Previsto para chegar ao mercado no final do ano em duas variantes, com 130 e 150cv, este deverá ser lançado em conjunto com a oitava geração do VW Golf, previsto para o Salão de Paris, em Outubro. Com o nome de código EA211 TSI Evo, este destaca-se por ser o primeiro motor de baixa cilindrada a recorrer a um turbo de geometria variável, solução essa que até hoje só tinha sido aplicada em motorizações da Porsche, como o 911 Turbo e os recém introduzidos 718 Boxster S e 718 Cayman S.
Os turbos de geometria variável têm como principal diferença o ajuste contínuo das pás para uma optimização do fluxo de ar. Graças a esta solução, este 1.5 TSI deverá oferecer uma redução nos consumos e emissões em 10% face ao actual 1.4 TSI.