Visto a actual geração do BMW Série 5 (nome de código F10) estar com os dias contados, a BMW optou pelo lançamento de uma edição especial limitada a 200 unidades, que servirá como edição de despedida ao modelo mais carismático da gama, a berlina desportiva M5. Designado como BMW M5 Competition Edition, esta edição destaca-se por oferecer um aumento de desempenho, mais equipamento e visual diferenciador, estando previsto custar, no mercado alemão, 129.500 euros, não estando ainda confirmada a disponibilidade e o preço para o mercado nacional.
Estamos a falar nos elementos que habitualmente estão incluídos no opcional pacote Competition, como a suspensão desportiva que rebaixa a carroçaria em 10mm, novos amortecedores mais eficazes e barras estabilizadoras mais espessas. Igualmente presente está o ajuste no mapeamento do sistema de direcção Servotronic, que permite obter um comportamento mais rápido e preciso, e controlo de estabilidade devidamente ajustado às alterações criadas para este modelo.
Produzido de forma limitada com apenas 200 unidades previstas, metade será disponibilizada em preto metalizado, sendo a outra metade disponibilizada em branco metalizado, com ambos os modelos a partilharem elementos como as jantes forjadas de 20 polegadas polidas e pintadas de preto e elementos opcionais da linha M Performance, como o difusor traseiro, o deflector traseiro na tampa da mala e capas dos espelhos retrovisores externos em fibra de carbono. Já a grelha frontal e as saídas de ar laterais têm um acabamento em preto brilhante, com o logótipo M5 Competition.
No interior destaque para as faixas em fibra de carbono com a sigla M5 Competition, bem como a devida numeração individual de cada unidade, e os diversos elementos forrados em pele preta Merino Black com costuras em contraste em brando Opal White, no qual se incluem os bancos desportivos de ajuste eléctrico. Nem mesmo os tapetes são os originais, sendo estes em tecido Antracite com rebordos em pele Merino Opal White. Igualmente presente está o sistema Head-Up Display, Assistente de alerta de saída da faixa de rodagem e o excelente sistema de som surround Bang&Olufsen de 1200 watts.
Em termos de motorização, este modelo utilizará o mesmo V8 4.4 TwinPower Turbo, embora desta vez com 600cv de potência e 700Nm de binário máximo, cerca de 40cv e 20Nm a mais que o M5 tradicional. Acompanhada pela caixa de dupla embraiagem Drivelogic, este conjunto está preparado para atingir os 100km/h em apenas 3,9 segundos, e os 250km/h de velocidade máxima limitada, podendo este valor ser removido através do pacote opcional M Driver, permitindo assim atingir os 305 km/h de velocidade máxima.