Lançado à 42 anos (em 1974), o Volkswagen Golf tem sido a referência do mercado automóvel, ao oferecer toda a versatilidade que um pequeno familiar deve de oferecer, aliado a uma excelente qualidade de construção e a (algumas) motorizações que acabaram por se tornar numa referência, como os velhinhos 1.6 GTI do Golf I, 1.6 GTD do Golf II, 1.9 TDI dos Golf III e Golf IV, 1.6 TDI e 2.0 GTI dos mais recentes Golf V, VI e VII.
Dentro da actual gama, a versão que tem registado maior procura é a Bluemotion, por oferecer um conjunto de alterações que permitem reduzir os consumos, e por conseguinte as emissões, tornando-se assim na versão mais atraente em termos tributários. Mas, não estando satisfeita ainda com os resultados, a Volkswagen decidiu inovar e lançar um motor de três cilindros a gasolina na versão Bluemotion, um 1.0 turbo capaz de debitar 115 cv de potência e 200 Nm de binário.
Se esperava encontrar, com este motor, um VW Golf irritante, com um motor gastador e ruidoso, desengane-se, pois este tem tudo para surpreender quem tiver a oportunidade de o conduzir. Suave, linear, silencioso e surpreendentemente poupado, este motor destaca-se pela positiva, em todos os campos. Capaz de atingir os 204 km/h de velocidade máxima, e os 100 km/h em menos de 10 segundos, este motor surpreende ainda mais pelos 4,3 l/100km de consumo anunciado pelo construtor germânico.
Mas melhor do que os valores anunciados são os valores registados, com médias de consumo abaixo dos 5,5 l/100km ao longo de todo o ensaio, e com pequenos trajectos com o computador de bordo a anunciar valores entre os 3,9 e os 4,5 l/100km. Para este excepcional resultado contribuiu a excelente caixa manual de seis velocidades e as alterações típicas da versão Bluemotion, como o spoiler traseiro, suspensão rebaixada em 15 mm, sistema de regeneração de energia durante a travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento.
Além da já referida versatilidade, esteve presente o excelente conforto típico de um veículo criado a pensar nas pequenas famílias, tendo esta unidade de ensaio sido reforçada com a aplicação do equipamento adicional da versão especial GPS Edition, que conta com elementos como Ar Condicionado automático “Climatronic”, Volante multifunções em couro, pacote “Lights & Vision”, pacote “Park Pilot” com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de infoentretenimento “Discovery Media” com navegação e App-Connect, com Mirror Link, para espelhamento do ecrã do seu Smartphone no ecrã do sistema de infoentretenimento. Só é pena a insistência em ópticas com luzes de halogéneo…
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em Linha | Velocidade Máxima | 204 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 9,7 s |
Potência | 115 cv (5000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 200 Nm (2000 rpm) | Cidade (anunciado) | 5,3 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 3,7 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 4,3 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões Co2 | 99 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4255 / 1452 / 1790 mm | Valor base | €22 885 |
Peso | 1211 Kg | Valor viatura testada | €26 336 |
Bagageira | 380 – 1558 litros | I.U.C. | €99.29 |