Foi durante o salão de Genebra, em Março do presente ano, que a DS Automobiles revelou a aguardada renovação do seu modelo de entrada, o pequeno DS 3, que passou assim a fazer parte exclusiva da família DS, abandonando todas as referências anteriormente existentes à marca “mãe”, a Citroën.
Com esta renovação, além do desaparecimento do símbolo de duplo Chevron na grelha, o novo DS 3 passou a dispor de uma grelha de grandes dimensões designada de DS Wings, com um formato que consegue, de certa forma, assemelhar-se à grelha usada pelo Audi Q3, com a moldura cromada, que está associada à secção inferior das ópticas dianteiras.
Esta grelha obrigou ao redesenhar do spoiler dianteiro, bem como à integração de novos faróis adicionais de nevoeiro, que além de mais pequenos, têm a particularidade de recorrer à tecnologia LED, algo já usado nas ópticas principais, em conjunto com as lâmpadas em Xénon.
As alterações a nível de exterior depreendem ainda novas combinações entre as cores principais da carroçaria e o tejadilho, com a introdução de um vermelho Rouge Arden para a carroçaria e o Brun Topaze para o tejadilho. Passa a estar disponível ainda 10 stickers decorativos, 10 cores para as caixas dos espelhos retrovisores e 15 jantes de liga leve, de 16 e 17 polegadas, como é o caso deste modelo do parque de imprensa.
À semelhança do exterior, também o interior foi renovado, embora visualmente sejam os bancos o elemento que revela melhor as novidades. Estão disponíveis novos materiais e equipamentos, sendo de destacar o excelente acabamento em pele dos novos bancos desportivos, com um padrão muito elegante, que parece ser proveniente de um modelo de segmento superior.
Em termos de equipamentos, destaque para o ar condicionado que passa a ser controlado pelo novo ecrã do sistema de infoentretenimento de 7 polegadas (táctil), que permite ainda receber o sistema de navegação e a sempre útil câmara de estacionamento traseira (este modelo não possuía sensores de estacionamento). Este sistema tem a particularidade de receber um menu actualizado com um grafismo mais atraente, e a possibilidade de se ligar ao seu dispositivo móvel através do suporte aos sistemas Apple CarPlay e MirrorLink, embora não tenha conseguido colocar este último sistema a funcionar, embora tenha experimentado quatro dispositivos Android distintos (Sony, Samsung, Laiq e BQ).
Em termos de motorização, o novo DS 3 passa a estar disponível com oito soluções, três versões PureTech de três cilindros com 82, 110 e 130 cavalos de potência, 1.6 THP a gasolina de quatro cilindros com 165 e 208 cv, e os diesel BlueHDi de 100 e 120 cavalos. A versão que testámos é aquela que nos parece ser a mais equilibrada, para quem procura tornar este DS 3 num veículo distinto, o 1.6 THP de 156 cavalos, pois oferece toda a potência que alguma vez precisará para uma utilização quotidiana, oferece consumos contidos com uma condução equilibrada e uma agradabilidade impossível de obter com as motorizações diesel, no que toca a ruído e vibrações sentidas no habitáculo.
Em termos de comportamento, este modelo mantém as características que já conhecíamos do anterior DS 3, sendo bastante previsível em situações limite, demonstrando claramente o porquê deste chassis suportar a motorização de 208 cavalos. Apesar da posição de condução não ter sido a melhor (embora existam modelos piores, como o Fiat 500), os novos bancos revelaram ser bastante confortáveis, oferecendo ao mesmo tempo o apoio necessário para alguns abusos.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 218 km/h |
Capacidade | 1598 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,1 s |
Potência | 156 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 240 Nm (1400 rpm) | Urbano (anunciado) | 7,1 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,6 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 5,6 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões CO2 | 129 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 3954 / 1715 / 1483 mm | Valor base | €25 613 |
Peso | 1075 kg | Valor viatura testada | €28 213 |
Bagageira | 285 litros | I.U.C. | €165.32 |