100 mil unidades vendidas de veículos eléctricos. Este é o resultado dos três anos de vida da BMW i, a divisão criada pelo Grupo BMW para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em termos de mobilidade sustentada, criada em Novembro de 2013. Deste então, a BMW i tem sido a responsável pelos projectos mais pioneiros do Grupo BMW, simbolizando ao mesmo tempo o desejo da marca no empenho da inovação em todos os veículos que produz.
Ao atingirem as mais de 100 mil unidades vendidas, tanto eléctricas como Híbridas Plug-In, sendo o BMW i3 o modelo mais importante da divisão, ao registar mais de 60 mil unidades vendidas, resultado que o torna na referência e no mais bem sucedido veículo eléctrico premium compacto do mercado. Por sua vez o BMW i8 com as mais de 10 mil unidades vendidas desde a segunda metade de 2014 torna-o num dos mais bem sucedidos veículos eléctricos desportivos do mercado.
Adicionalmente foram vendidos mais 30 mil híbridos Plug-In de outros modelos, tendo sido comercializados através da sigla BMW iPerformance, ao aplicarem as tecnologias e conhecimentos adquiridos através da divisão BMW i nos restantes modelos da marca, criando assim modelos que oferecem não só um excelente desempenho como grandes capacidades de mobilidade alternativa, como percorrer vários quilómetros sem libertarem qualquer tipo de emissão.
Segundo o Chairman of the Board of Management da BMW AG, Harald Krüger, “A BMW i continua a ser a nossa bandeira em termos de inovação e irá continuar a revelar soluções tecnológicas revolucionárias para o Grupo BMW”. “No que toca a motorizações eléctricas, já conseguimos com sucesso dominar esta área. O próximo avanço tecnológico que temos em agenda é a condução automatizada, onde o BMW iNEXT irá ser uma referência.”
Ao transformar a BMW i numa marca independente e optar por desenvolver uma arquitectura de veículos e tecnologias eléctricas separadas, o Grupo BMW tornou-se pioneiro na área da individualização e mobilidade sustentada. Tanto o BMW i3, desenvolvido para percursos urbanos de zero emissões, como o BMW i8, um desportivo Híbrido Plug-In vindo do futuro, permitem combinar o tradicional prazer de condução com as características de uma solução orientada para a sustentabilidade, ao incluírem não só o uso de materiais como de métodos de produção mais eficientes. Esta orientação tem permitido conquistar um novo tipo de consumidor, sendo que 80% dos proprietários de BMW i3 são novos clientes da marca.
Ao todo, o Grupo BMW dispõe actualmente de sete modelos que podem funcionar em modo totalmente eléctrico, como o BMW i3, ou que recorrem a soluções híbridas Plug-In, ao combinar um motor de combustão com um motor eléctrico. Outros modelos se seguirão, como o já anunciado Mini Clubman Plug-In Hybrid em 2017. Mais tarde será lançada uma nova versão do BMW i8, a versão Roadster para 2018 e um Mini totalmente eléctrico para 2019, bem como um BMW X3 totalmente eléctrico para 2020. Após essa data, a BMW deverá lançar o BMW iNEXT, um modelo que será não só inovador como a bandeira da BMW i, tal como tem sido o BMW i8 até então.