A Toyota Motor Corporation e a Mazda Motor Corporation assinaram um acordo que permitirá fortalecer a sua longa parceria, através de um reforço importante dessa mesma parceria de forma sustentada. Este acordo resulta de negociações que demoraram dois anos, resultando numa parceria, que incluí partilha de capital através da subcrição mútua de acções em valores equivalentes, que permita preservar a independência de ambas as marcas.
Entre os pontos discutidos, estiveram em foco quatro pontos fulcrais, o da criação de uma joint venture para a criação de uma nova fábrica em solo Norte Americano, que deverá estar concluída em 2021, para uma produção de 300 mil viaturas específicas para aquele mercado. como a gama de SUV Mazda e o Toyota Corolla, actualmente produzido na fábrica de Guanajuato, no México, que manterá a produção do Toyota Tacoma.
Outro ponto discutido foi na partilha de tecnologias para o desenvolvimento conjunto de plataformas e soluções para a criação de modelos eléctricos, como forma de corresponder à crescente procura deste tipo de veículos. Igualmente partilhadas serão as tecnologias para o desenvolvimento de novos sistemas de infoentretenimento, tecnologia conectada e desenvolvimento de tecnologia de comunicação entre veículos (V2V) e infraestruturas (V2I), com o objectivo de aumentar a segurança nas estradas.
Será igualmente aumentada a partilha de produtos e soluções entre os fabricantes. Recordamos que actualmente a Mazda fornece um familiar compacto para a Toyota na América do Norte, estando previsto o fornecimento de um veículo comercial da Toyota para a Mazda. Segundo Masamichi Kogai, Presidente e CEO da Mazda: “Nada me daria mais prazer que, através desta aliança, pudéssemos revitalizar a indústria automóvel e criar mais fãs de automóveis, aproximando dois espíritos competitivos para se alentarem, o que levará a inovações e novos talentos e líderes
Já Akio Toyota, Presidente da Toyota: “O maior fruto da nossa parceria com a Mazda é termos encontrado um parceiro que gosta verdadeiramente de carros. Esta aliança também tem permitido alimentar o nosso espírito competitivo, aumentando o nosso sentimento de não querermos ser ultrapassados pela Mazda. Esta é uma parceria em que apaixonados por automóveis trabalharão em conjunto para criar veículos ainda melhores. É também a realização do nosso desejo em nunca deixar que os automóveis se transformem em meros produtos.”