Será desta que nos convertemos à febre dos SUV? Segundo todas as informações divulgadas pelo fabricante italiano, talvez o seja. Mas do que estamos exactamente a falar? Trata-se do novo Lamborghini Urus, um SUV que seguindo a herança do histórico LM002 e o ADN da marca de Sant’Agata Bolognese. Revelado esta semana, o novo Lamborghini Urus acaba de criar um novo nicho no segmento de luxo, ao ser considerado como o primeiro SSUV do Mundo, ou seja, Super Sport Utility Vehicle (SUV superdesportivo).
Para tal, o Urus promete oferecer uma potência incomparável, aliado a um desempenho, dinâmica de condução, design sem comparação e todo o luxo que alguma vez precisará para um SUV de utilização diária. Para já, o Lamborghini Urus é o SUV de luxo mais potente do mercado, ao vir equipado com um motor biturbo de 4.0 litros, capaz de gerar 650 cavalos de potência às 6.000 rpm, e 850 Nm de binário máximo, disponível logo às 2.250 rpm. Isto resulta num dos valores de potência específica mais elevados de sempre (no seu segmento), com 162,7 cv/litro, e numa excelente relação peso/potência, de 3,38 kg/cv.
Associado a uma caixa automática de oito velocidades e a um eficaz sistema de tracção integral com diferencial central, este reparte, por defeito, a potência de 40/60 entre os dois eixos, podendo aplicar até 70% do binário ao eixo dianteiro, ou 87% ao eixo traseiro, em situações extremas. O eixo traseiro dispõe ainda de um diferencial que actua como sistema de vectorização de binário. O resultado são prestações fenomenais para um SUV, como a velocidade máxima de 305 km/h, bem como o poder de aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos, ou 0-200 km/h em apenas 12,8 segundos.
Os seus principais rivais, que curiosamente pertencem ao mesmo Grupo, são o Audi SQ7 de 435 cv (0-100 km/h em 4,8s), Porsche Cayenne Turbo de 550 cv (0-100 km/h em 3,9s), ou o Bentley Bentayga, que nem com o seu 6.0 W12 de 608 cavalos consegue equiparar-se ao Lamborghini Urus, ao demorar 4,1s para atingir os 100 km/h, embora disponha de uma velocidade máxima similar (301 km/h). De estranhar é o facto de este ser o primeiro Lamborghini a recorrer à sobrealimentação, solução necessária para manter os consumos e as emissões dentro dos limites do razoável, face às alternativas, que seriam os seus motores V10 e V12 atmosféricos, actualmente aplicados nos modelos Aventador e Huracán.
Apesar das suas linhas desportivas e do elevado potencial, o Lamborghini Urus pode ser utilizado de forma confortável em cidade, graças ao recurso de uma suspensão pneumática ajustável, bem como à utilização de rodas do eixo traseiro direccionável, facilitando assim as manobras nas zonas urbanas. Caso pretenda tirar partido das capacidades “off-road” do Urus, poderá dar uso ao diferentes modos de condução, como os de Neve, Terra e Sabbia (areia), que suavizam a entrega de potência do motor, além de aumentar a distância ao solo, para garantir um melhor comportamento fora de estrada. Tem ainda à disposição os modos Strada (estrada), Sport e Corsa (pista).
Poderá já abrir os cordões ao bolso, visto que o Lamborghini Urus já está disponível para encomenda, estando prevista a chegada das primeiras unidades entre Maio e Junho de 2018. Não espere, no entanto, pagar menos de 200 mil euros pelo Urus, e isto sem contabilizarmos os impostos que serão ser aplicados neste modelo equipado com um motor V8, que está homologado para 290 g/km de emissões de CO2…