Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Porsche lança versão mais atlética do SUV Cayenne Turbo Coupé

Para o caso de ainda existirem dúvidas quanto às capacidades e desempenho do Cayenne Turbo, a Porsche decidiu criar uma versão ainda mais atlética, designada de Cayenne Turbo GT, que vê assim melhorias significativas na mecânica, no chassis e na suspensão, permitindo assim um comportamento ainda mais desportivo, digno de rivalizar com outros modelos da própria marca.

O chassis do novo Cayenne Turbo GT é 17 mm mais baixo que o Cayenne Turbo Coupé, tendo todos os componentes passivos do chassis, bem como os sistemas activos de controlo sido devidamente optimizados para esta nova configuração. A suspensão pneumática de três câmaras foi reforçada em termos de rigidez (até 15%), bem como o amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM), a Direcção Assistida Plus e o eixo traseiro direccional foram devidamente adaptados.

Para garantir uma tracção mais adequada às capacidades deste modelo, foram utilizadas jantes dianteiras mais largas em uma polegada, com um camber negativo maior (aumentou 0.45 graus), permitindo aos novos Pirelli P Zero Corsa de 22 polegadas uma maior superfície de contacto com o asfalto. Para travar eficazmente este SUV, encontra-se presente o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), oferecido de série.

Tudo isto revelou ser essencial por causa da motorização 4.0 de oito cilindros que, após receber novos elementos (cambota, bielas, pistões, conjunto de distribuição e amortecedores de vibração torsional), conseguiu ver a sua potência aumentada para os 640 cv (mais 90 cv que o Cayenne Turbo Coupé), e um binário máximo de 850 Nm (aumento de 80 Nm). Esta motorização, em conjunto com a eficaz caixa Tiptronic S de oito velocidades e o sistema Porsche Traction Management (PTM) garantem uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3.3 segundos (menos 0.6 s que o Cayenne Turbo Coupé), e uma velocidade máxima de 300 km/h (mais 14 km/h).

Para comprovar as suas excelentes capacidades dinâmicas, a Porsche recorreu aos préstimos do seu piloto de testes, Lars Kern, que conseguiu dar uma volta nos 20,832 km do Nürburgring Nordschleife em apenas 7:38.9 minutos, superando assim o Audi RS Q8 (anterior detentor do recorde) por três segundos, o Lamborghini Urus (volta não certificada) por sete segundos, o Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+ por 11 segundos e o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio por 13 segundos.

O novo Porsche Cayenne Turbo GT conta ainda com um interior digno de um desportivo, com inúmeros elementos em carbono e Alcantara, bancos dianteiros desportivos com regulação em oito vias, centros com Alcantara perfurada, destaques em cor de contraste (em Neodímio ou Cinzento Ártico) e designação Turbo GT nos apoios de cabeça, e como não poderia deixar de ser, o volante desportivo multifunções com marcação das 12 horas a amarelo.

Destaque ainda para o novo sistema de infoentretenimento Porsche Communication Management (PCM), que chega agora à sua sexta geração, estreando uma nova interface, um funcionamento mais fluído, e é totalmente compatível com as plataformas Apple CarPlay (bem como Apple Music e Apple Podcasts), bem como Android Auto. Este SUV topo de gama chegará aos Centros Porsche durante o mês de Setembro, com preços que começam nos 259.527 euros (já com impostos).