Conheça o novo Peugeot 9X8 Hypercar, que marca o regresso da marca ao FIA WEC
A Peugeot revelou, hoje de manhã, o protótipo do novo modelo de competição de nova geração 9X8 Hypercar, marcando assim o regresso do fabricante francês ao Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA, depois de uma história de sucesso com os históricos Peugeot 905 e 908, vencedores das 24 Horas de Le Mans em 1992, 1993 e 2009, respectivamente.
O novo Peugeot 9X8 Hypercar tira partido do novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implementado pela FIA e pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest) para suceder à categoria rainha LMP1, actualmente dominada pelo Toyota TS050 Hybrid.
Este regulamento permite a utilização de um elemento aerodinâmico ajustável, o que foi aproveitado pelos engenheiros e designers da Peugeot Sport, permitindo assim dispensar o aileron traseiro, sem comprometer o desempenho.
Em termos de locomoção, o novo Peugeot 9X8 Hypercar utilizará um 2.6 V6 Bi-turbo com 500kW (680 cv) de potência colocado sob o eixo traseiro em conjunto com uma transmissão com caixa sequencial de 7 velocidades, estando o eixo dianteiro a ser alimentado por um motor/gerador eléctrico de 200 kW (272 cv), garantindo assim tracção às quatro rodas.
O motor eléctrico será alimentado por uma bateria de alta densidade, alta potência e elevada tensão (900 volts). Até ao momento já vários pilotos tiveram a oportunidade de conhecer o novo Peugeot 9X8 Hypercar, e a opinião entre todos é unânime, este novo modelo será um futuro ícone no desporto automóvel.