A gama 90 da Volvo, composta pelos modelos XC90, S90, V90 e V90 Cross Country, acaba de atingir a impressionante marca de um milhão de unidades vendidas. Esta gama foi determinante, ao ter dado inicio ao processo de transformação da marca sueca. Foi igualmente inovadora, para a Volvo, por ter introduzido a nova plataforma escalar SPA (Scalable Product Architecture), que foi posteriormente adoptada por outros modelos.
Este processo de transição teve início em 2015, aquando do lançamento do Volvo XC90, o primeiro modelo desta “subfamília”, que foi considerado por muitos como o exemplo perfeito de um automóvel que apontava para o futuro da Volvo, através de um interior minimalista, maior conectividade e diversos pormenores escandinavos que elevaram a fasquia no segmento Premium.
No ano seguinte foram lançados os restantes modelos da gama 90, como a berlina S90 e a carrinha V90. Recorrendo à já referida plataforma modular SPA, o S90 rapidamente se tornou numa referência nas berlinas de luxo, mas é a carrinha V90 aquela que mais se destaca, pela combinação perfeita das elegantes linhas e tremenda versatilidade, uma arte que a Volvo tem dominado ao longo dos últimos 60 anos.
Posteriormente a Volvo lançou a versão mais aventureira, a V90 Cross Country, uma reinterpretação de um conceito Volvo com mais de 20 anos, ao integrar numa carrinha com visual mais robusto e versátil, e um eficiente sistema de tracção integral AWD (All-Wheel Drive), que garante capacidades que habitualmente só estão associadas aos SUV, como ter a liberdade de sair de estrada.