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Max Verstappen vence GP de Abu Dhabi, e torna-se Campeão do Mundo de Fórmula 1

(Photo by Peter Fox/Getty Images)

Decorreu este fim-de-semana em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, a última prova do mundial de Fórmula 1, que teve a particularidade de ser a prova determinante para a conquista do título mundial de pilotos e de construtores, tendo Max Verstappen da Red Bull Racing e Lewis Hamilton, da Mercedes-AMD, chegado à prova com o mesmo número de pontos, 369.5 cada.

Desde 1974 que uma temporada de Fórmula 1 não estava tão equilibrada, tendo na altura o Brasileiro Emerson Fittipaldi, da McLaren-Ford, conquistando a 4ª posição, o suficiente para bater o Suíço Clay Regazzoni, da Ferrari, que não tinha conseguido melhor que a 11ª posição no Grande Prémio dos EUA em Watkins Glen.

(Photo by Peter Fox/Getty Images)

Max Verstappen partiu da Pole, mas Lewis Hamilton partiu melhor, começando imediatamente a liderar a prova. Na curva 7, Verstappen tentou ultrapassar Hamilton, o que obrigou o piloto britânico a ter que sair pela escapatória para evitar o contacto. Esta situação levou a protestos da Red Bull à direcção da prova, que não conseguiu melhor do que manter a distância a que estavam antes do incidente.

Tendo em conta que Verstappen tinha iniciado a prova com pneus macios, que rapidamente chegaram ao seu limite, o piloto holandês teve que trocar por pneus duros para evitar um aumento da vantagem que Hamilton já detinha. O piloto britânico aproveitou para trocar os pneus, mas a Red Bull deixou Sergio Perez em pista, para tentar por tudo, atrasar Hamilton, permitindo assim diminuir a vantagem para com Verstappen em apenas 1.7s.

(Photo by Lars Baron/Getty Images)

Assim que Perez deixou de ter condições para atrasar Hamilton, devido ao desgaste dos seus pneus, o piloto britânico voltou a ganhar vantagem. A 10 voltas do fim, Hamilton apanhou um pelotão de carros que levou a que essa vantagem praticamente desaparecesse, tendo 4 voltas depois ocorrido o despiste de Nicholas Latifi, piloto da Williams, que obrigou à entrada do Safety Car em pista, para limpeza dos destroços. Verstappen e Perez aproveitaram a ocasião para entrar na box e trocar os pneus, mas a Mercedes optou por manter Hamilton em pista.

Sérgio Perez acabou por abandonar a prova, devido a uma fuga de óleo, para evitar novo incidente e entrada de Safety Car em pista. O problema foi que quando o Safety Car entrou na box, na última volta da prova, Verstappen tinha pneus macios novos, e Hamilton pneus duros bastante usados, o que permitiu ao piloto holandês ultrapassar Hamilton na curva 5, terminando a prova em primeiro lugar, o que permitiu conquistar o seu primeiro título mundial na Fórmula 1.

Apesar de toda a polémica relativamente à situação do Safety Car, e da indicação, por parte da direcção da prova, que inicialmente não permitiu, mas posteriormente aceitou que os carros retardatários (que estavam entre Hamilton e Verstappen) pudessem ultrapassar o Safety Car, colocando os dois principais protagonistas quase lado a lado, prontos para a batalha final na última volta da prova.

(Photo by Lars Baron/Getty Images)

Lewis Hamilton felicitou Max Verstappen pela conquista, a primeira do jovem piloto de 24 anos, e o único que durante a presente temporada conseguiu fazer frente ao domínio de Hamilton, que esperava conquistar o seu oitavo título mundial, mantendo-se assim heptacampeão, ao mesmo nível que Michael Schumacher. A terceira posição foi conquistada por Carlos Sainz da Ferrari, que foi seguido por Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Charles Leclerc, a finalizar a lista de pilotos que pontuaram nesta prova.

A nível de construtores, a Mercedes-AMG conquistou o seu oitavo título seguido de construtores, com 613.5 pontos, ficando à frente da Red Bull com 585.5 pontos, da Ferrari com 323.5 pontos, da McLaren com 275 pontos e da Alpine Renault com 155 pontos. Mas isso não foi o suficiente para Toto Wolff e a restante administração da equipa, que rapidamente protestou junto da Direcção da prova e da FIA, que indeferiram os protestos. Falta saber se a Mercedes vai apelar para o Tribunal de Apelação, tendo até à próxima 5ªf para o fazer.

Igualmente relevante foi a despedida de Kimi Raikkonen da modalidade, 19 anos depois e com um título de campeão do mundo, conquistado em 2007. Infelizmente o piloto finlandês não conseguiu terminar a prova, tendo sido obrigado a abandonar devido a problemas nos travões. O seu companheiro de equipa, Antonio Giovinazzi, que também está de saída da Fórmula 1, foi igualmente obrigado a terminar mais cedo, devido a problemas com o seu monolugar.