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Lotus revela novo Eletre, o primeiro Hyper SUV eléctrico do mundo

Quando criada em 1948, pelos engenheiros Colin Chapman e Colin Dare, a Lotus Engineering Ltd. tinha como lema “Simplify, then add lightness“, o que traduzindo à letra corresponde “Simplifica, e depois torna-o mais leve”. Longe estariam os fundadores desta histórica marca automóvel, que tem um legado invejável, tanto em automóveis de estrada como na competição, de suspeitar que um dia a marca iria lançar um SUV com duas toneladas e meia…

Estamos a falar no novíssimo Lotus Eletre, um SUV eléctrico que a Lotus Cars anuncia como sendo o primeiro Hyper-SUV do mundo. Claro que este lançamento só é acontece porque a Lotus Cars pertence actualmente ao Grupo Geely, que detem marcas como a Geely Auto, Lynk & Co, Geometry, Proton, Volvo Cars, Polestar, Smart, LEVC e outros.

Apesar da forte influência dos detentores da marca no desenvolvimento do novo Lotus Eletre, tanto é que este será produzido na fábrica da Geely Automobile em Wuhan, na China, este SUV foi desenvolvido de forma global, tendo o exterior e o interior sido criados pela equipa britânica da Lotus Tech Creative Center em Warwickshire, no Reino Unido, mas auxiliada por outras equipas localizadas na China, Suécia e Alemanha.

A designação de Hyper SUV provém da combinação perfeita entre o espírito do seu último modelo desportivo, o Lotus Emira, com a revolucionária aerodinâmica do hyper-desportivo eléctrico Evija. O Lotus Eletre recorrerá a um chassis com uma grande distância entre os eixos, estando estes aplicados nas extremidades do chassis.

O design incluí inúmeros detalhes aerodinâmicos, entre os quais uma grelha dinâmica, condutas de ar com saídas no topo do capot, nas cavas das rodas (tanto à frente como atrás) e no topo do pilar D. Tudo isto permitirá contribuir para o excelente comportamento dinâmico que sempre caracterizou os veículos Lotus.

Relativamente à vertente eléctrica de 800 V do novo Lotus Eletra, este utilizará um sistema de tracção às quatro rodas, sendo estas alimentadas por um motor eléctrico frontal e outro motor traseiro, tendo estes combinados o controlador e o redutor. Com uma potência combinada base de 600 cavalos (serão disponibilizadas variantes mais potentes até 750 cv), estes motores são alimentados por uma bateria com uma capacidade superior a 100 kWh.

Esta utiliza um carregador AC de 22 kW e um DC de 350 kW, com este último a permitir carregar carga suficiente para 400 km de autonomia em apenas 20 minutos, estando a Lotus Cars a anunciar uma autonomia máxima (WLTP) de 600 km. Em termos de desempenho, este SUV deverá atingir os 100 km/h em menos de três segundos, e uma velocidade máxima de 260 km/h.

Onde este modelo também se destacará dos tradicionais Lotus do passado, será no interior, que será mais confortável, completo e conectado de sempre. Terá um interior muito espaçoso e de acesso facilitado, visto ser o primeiro Lotus de quatro portas, onde predominarão elementos como microfibras de elevada durabilidade, e tecido em algodão para os estofos, garantindo assim uma redução de peso em cerca de 50% face às tradicionais soluções em couro, aplicada em modelos deste segmento.

Será disponível numa versão base de quatro lugares, estando opcionalmente disponível a variante de cinco lugares, estando o habitáculo bem iluminado, graças ao tecto panorâmico em vidro. O posto de condução foi inspirado nos já referidos Lotus Emira e Evija, com a aplicação de elementos em formato flutuante, como as asas da consola central, tentando recriar a filosofia de “redução de peso” de outrora.

Ao centro encontra-se um painel táctil flutuante de 15.1 polegadas OLED, sendo este acompanhado por dois ecrãs adicionais, em formato de pequenas faixas, com 30 mm de altura, uma para o lado do condutor (com as devidas informações de condução) e outra para o lado do passageiro. À frente do condutor encontra-se um head-up display que reproduz informações em formato de realidade aumentada, sendo esta solução parte do equipamento base do Lotus Eletre.

Se, no passado, alguns modelos saiam de fábrica sem auto-rádio para se poupar uns kilogramas, este novo SUV da Lotus vem equipado com um sistema de alta-fidelidade, desenvolvida pela britânica KEF. O sistema KEF Premium conta com uma solução de 15 altifalantes com 1380 watt de potência, que estão associados a um sistema Surround e à tecnologia Uni-QTM. Como opcional, poderá optar pelo sistema KEF Reference, que incluí 23 altifalantes e uma potência total de 2160 watt, que promete ser um dos sistemas de car-audio mais revolucionários de sempre.