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Começar do zero: os novos protótipos da Honda têm um aspecto futurista e devem chegar em 2026

©Honda | 0 SUV©Honda

Além de ser uma montra centrada em tecnologia de consumo, a feira de tecnologia CES (Las Vegas, EUA) também serviu de palco para alguns concept cars. Estes modelos serão o ponto de partida para o desenvolvimento de automóveis que vamos ver nas estradas, nos próximos anos.

A japonesa Honda foi uma das marcas que apresentou a sua visão de futuro na CES, ao mostrar os protótipos 0 Saloon e 0 SUV, que são uma actualização dos modelos que já tinham sido apresentados há um ano, no mesmo evento.

O Honda 0 Saloon será lançado em 2026 nos EUA e só depois chega a outros mercados internacionais, como o «Japão e Europa». A marca promete um automóvel com uma «série de tecnologias de próxima geração», centrada no conceito ‘Thin, Light and Wise’.

Este automóvel irá, ainda, contar com o sistema de «condução autónoma altamente fiável de Nível 3» e a «optimização ultra-pessoal» que oferecerá uma «experiência de mobilidade personalizada para cada utilizador individual».

©Honda | 0 Saloon
©Honda

Já o SUV, será mesmo o primeiro modelo da série 0 a ser lançado: está previsto para o «primeiro semestre de 2026» e, tal como o Saloon, começa pelos EUA. A abordagem ‘Thin, Light and Wise’ também se encontra reflectida neste modelo, aqui com um «habitáculo espaçoso com um campo de visão excepcionalmente claro e sem restrições, com grande flexibilidade».

No campo da tecnologia, o Honda 0 SUV vem com um «controlo de estabilização baseado em sensores giroscópicos 3D», um sistema baseado em desenvolvimentos que a marca japonesa fez para a área da robótica e que, neste automóvel, dão ao «condutor uma dinâmica à vontade em várias superfícies de estrada».

©Honda | 0 ASIMO
©Honda

Na CES, a Honda anunciou ainda o desenvolvimento de um sistema operativo próprio para estes automóveis, o Asimo OS, inspirado no robot humanoide de 1,30 metros que a marca criou há 25 anos. Ao «combinar as tecnologias de robótica com tecnologias de inteligência avançadas», esta plataforma será o cérebro dos Honda 0 para gerir as funcionalidades de «infoentretenimento, condução autónoma de Nível 3 e sistemas avançados de assistência ao condutor».

Finalmente, a marca japonesa anunciou ainda que irá desenvolver um chip integrado (SoC) com capacidades de IA que irá “alimentar” toda esta tecnologia. Criado em parceria com a Renesas, este será o «coração» dos automóveis que a Honda vai lançar no final desta década e irá «gerir vários sistemas do veículo, como o AD/ADAS, o controlo do grupo motopropulsor e as características de conforto».

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