EXCLUSIVO: reservar o Hyundai Inster custa mil euros e as primeiras unidades são entregues em Abril
O SUV compacto e 100% eléctrico da Hyundai já pode ser reservado em Portugal e tem um preço-base de 25 900 euros, um valor que beneficia de um desconto de mais de 500 euros.
O novo automóvel eléctrico que a marca coreana apresentou, de forma oficial no Busan International Mobility Show (Verão de 2024), pode ser reservado no site da Huyndai, através de um formulário, reserva esta que obriga a depositar um sinal de mil euros. Contudo, e para já, ainda não é possível ver o Inster ao vivo em Portugal.
Segundo fonte da marca, as primeiras unidades para mostrar aos clientes chegam à Caetano Energy (Lisboa) provavelmente durante o mês de Fevereiro e serão alocadas ao parque de imprensa da Huyndai – estes serão os modelos que os jornalistas usam para testar.
Depois, e caso o automóvel corresponda às expectativas de quem deu o sinal de mil euros, a compra é confirmada e as primeiras unidades serão «entregues em Abril». Ainda assim, é, claro, possível comprar o Huyndai Inster sem ver o modelo primeiro; o preço-base é de 25 900 euros, para a versão Comfort, cuja bateria é de 42 kWh.
Em Portugal, há ainda mais três versões: Comfort Plus de 42 kWh (26 890 euros), Style 42 kWh (28 400 euros) e Style Plus 49 kWh (30 350 euros) – em todos os modelos, há descontos entre 530 e 612 euros. A diferença da bateria traduz-se numa autonomia de 327 km em ciclo combinado para a primeira versão e de 360, para a segunda; já na potência de carregamento, temos 73 kW para a de 42 e 85 kW, para a de 49.
A velocidade de carregamento de 10 a 80% da capacidade destas baterias com AC trifásico de 11 kW é de quatro horas para o Inster com 42 kWh e de quatro horas e trinta e cinco minutos para a de 49. No caso de carregamento rápido de 50 e 100 kW, o tempo é o mesmo para ambas as versões: 55 e 39 minutos, respectivamente (de 10 a 100%). Pode ver aqui um PDF com mais detalhes.
Em temos de garantias, a Huyndai dá sete anos sem limite de quilómetros para o automóvel em si; já para as baterias, é de oito anos ou 160 mil quilómetros. Nas cores, a disponibilidade é de nove tons, dos clássicos preto (Abyss Black Pearl) e branco (Atlas White) aos mais coloridos Sienna Orange (laranja) e Buttercream Yellow (amarelo claro); é ainda de ressalvar o facto de as propostas da Huyndai a que tivemos acesso contemplarem apenas pinturas metalizadas, com um preço de 349 euros.