Renault revela detalhes de fabrico do novo Alpine A390_β: tem peças ecológicas e impressas em 3D
Em 2025, a marca francesa vai lançar mais um Alpine, que se irá juntar ao A290, baseado no Renault 5 E-Tech 100% eléctrico. O A390_β é um fastback desportivo, que a empresa diz ser um «puro concentrado de desempenho e tecnologia».
O A390_β acaba por ser uma montra para a Renault mostrar novas técnicas de fabrico aplicadas a um automóvel e foi isso mesmo que a marca mostrou esta semana. Em concreto, foram apresentados dois parceiros que criaram peças para o habitáculo deste Alpine: Erpro Group e Lavoisier Composites.
No caso do Erpro Group, esta empresa foi a responsável por imprimir em 3D os apoios de cabeça dos bancos do A390_β. Aqui, temos uma «estrutura flexível alojada num elemento transparente que parece ter sido esculpido em gelo» (imagem em baixo). Para fazer isto, a empresa usou um «elastómero de origem biológica, o Pebax Rnew da Arkema, produzido em parte a partir de sementes de rícino».
Já a Lavoisier Composites foi a responsável pelo desenvolvimento do piso deste fastback desportivo: é feito em «carbono de alto desempenho» com base em «materiais reciclados provenientes das indústrias aeronáutica e solar». O resultado é um «pavimento composto por uma multiplicidade de elementos de secção triangular, cujas facetas revelam a profundidade do carbono e o brilho do silício».
Para já, ainda não há data de lançamento do Alpine A390_β, apenas que será lançado no decorrer de 2025.