Alpine A110 R Ultime chega aos 345 cavalos e pode ser «ultrapersonalizado»: só as cores são 28
A Alpine tem uma nova versão do A110, um automóvel lançado em 2017 e que depois recebeu as variações ‘S’ (2019) e ‘R’ (2022). O novo A110 R Ultime é a «versão de estrada mais extrema» deste desportivo e tem edição limitada a 110 unidades – o preço ronda os 250 mil euros.
O A110 R Ultime aposta na «leveza e na aerodinâmica optimizada», integra tecnologias da Fórmula 1 e foi criado com base nos «oito anos de experiência em competição GT4» da marca. O chassis em alumínio e a nova suspensão Ohlins ajustável garantem uma «resposta precisa e uma estabilidade superior em pista».
Este automóvel tem ainda «travões de elevado desempenho e pneus Michelin PS CUP 2, desenvolvidos especificamente para este modelo». O motor é um 1.8 turbo com uma «optimização mecânica» que inclui «pistões forjados, novas bielas e um turbocompressor revisto».
A Alpine diz ainda que o R Ultime tem 345 cavalos e 420 Nm de binário, distribuídos através da caixa de dupla embraiagem DCT6. «A relação peso-potência de apenas 3,2 kg/cv permite ao A110 R Ultime ser cerca de vinte segundos mais rápido no lendário Nordschleife do que o já impressionante A110 R», revela a marca.

Mas este modelo não se destacará apenas pela performance. A Alpine apostou também num programa de personalização de luxo, o Atelier Sur-Mesure, que permite a cada cliente «criar um A110 R Ultime à sua imagem», incluindo a escolha entre 28 cores de carroçaria.
No interior, o destaque vai para os «materiais premium», como pele Poltrona Frau e Alcantara, igualmente com um design «totalmente personalizável, refletindo a atenção ao detalhe típica das marcas de alta-costura e relojoaria», sublinha a Alpine. Para celebrar a identidade da marca, há trinta unidades de edição especial La Bleue, com uma «gradação exclusiva de tons azuis e um interior sofisticado em pele preta e azul».
O A110 R Ultime deverá ser ainda a derradeira versão deste automóvel a combustível, antes do lançamento do A110 elétrico, previsto para 2026. antes deste modelo, a marca já tinha anunciado uma recriação do Renault 5 E-Tech, o A290.