Nos últimos dois anos, houve várias marcas chinesas que passaram a vender os seus automóveis em Portugal: a principal será a BYD, mas há outras cujos modelos também já começam a aparecer nas estradas nacionais.
Entre estas estão, por exemplo, a Dongfeng, a Voyah, a Xpeng e a M-Hero (todas representadas pela Salvador Caetano); a IM Motors (MG Motor Ibéria), a Aiways e a Leapmotor (Stellantis). Agora, há um novo player chinês que se prepara para entrar em Portugal.
A novidade é a GAC Motor, que será representada pelo Grupo JAP, o dono dos stands Matrizauto e master franchise da Sixt Rent-a-Car em Portugal. Em comunicado, a marca confirmou a chegada de modelos «100% eléctricos para os segmentos B e C».
![©GAC Motor](https://motormais.pt/wp-content/uploads/2025/02/GAC-Motor-aion-Y.jpeg)
Com «estreia prevista para o segundo semestre de 2025», a GAC Motor assume-se como «um dos cinco maiores fabricantes de automóveis da China». Para já, os automóveis confirmados são três: Aion Y Plus (familiar compacto – na foto, em cima), o Aion V (SUV do segmento C – na foto de destaque) e o Aion UT (utilitário do segmento B que chega mais perto do «final do ano»).
Sobre preços para Portugal ou datas para iniciar as encomendas, ainda não há qualquer informação. Para ver os automóveis disponíveis, pode aceder ao site europeu da marca.