Ruas Elétricas: segunda fase do projecto de carregadores da Mobi.E vai instalar 40 postos novos em Portugal

A Mobi.E abriu um novo concurso internacional para a instalação de quarenta postos de carregamento para veículos eléctricos, distribuídos por dezoito municípios. Este anúncio marca o início da segunda fase do projecto Ruas Elétricas.
O objectivo desta iniciativa é «reforçar a rede pública de carregamento em zonas urbanas e comerciais» onde o mais natural é haver «edifícios sem estacionamento privado» – a Mobi.E quer, assim, «incentivar a adopção de veículos eléctricos».
Estes novos quarenta postos têm uma potência de 22 kW e permitem o carregamento de dois veículos em simultâneo. A Mobi.E lembra ainda que os utilizadores podem «aceder ao serviço sem necessidade de contrato prévio com um comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica».
O investimento tem um valor de 540 mil euros, uma verba «co-financiada pelo Fundo Ambiental» e faz parte de um montante total de «2,3 milhões de euros que não foi totalmente utilizado na fase inicial».
Segundo a Mobi.E, em Paços de Ferreira serão instalados quatro postos de carregamento, e, em Mirandela e Ourém, três. Depois, há quinze municípios com dois: Borba, Carregal do Sal, Castanheira de Pera, Constância, Crato, Fundão, Marvão, Mora, Oleiros, São João da Pesqueira, Santa Cruz das Flores, Sertã, Sousel, Tábua e Trofa.
Lembre-se que esta fase inicial ainda está a decorrer e prevê a «instalação de 156 postos de carregamento (312 pontos, dado que são duplos) em 62 municípios.