Como tinha sido anunciado pela Volvo durante o evento de apresentação dos EX90 e XC90, o EX30 Cross Country foi apresentado hoje de forma oficial. A marca sueca diz que este é um automóvel para «quem gosta de andar a pé», numa comparação entre os fãs de trailing e de caminhadas na Natureza e o facto de este ser um SUV off road.
Assim como o EX30 “normal” (que já tivemos oportunidade de testar), o Cross Country é 100% eléctrico, mas tem alguns detalhes, estéticos e práticos, que lhe dão um ar mais robusto: é, claro, mais elevado que o EX30, tem «jantes especiais», pneus de dezoito polegadas para TT, e tracção integral.
Por fora, é ainda visível a grelha do tejadilho para colocar equipamento ou um pneu sobresselente (opcional), cor escura no painel frontal e na bagageira (sob forma de uma faixa). À frente, o EX30 Cross Country tem ainda uma «peça de design exclusiva com a topografia da cordilheira Kebnekaise, na Suécia árctica». O look robusto é complementado com «skidplates dianteiros e traseiros e arcos das rodas»
Em termos tecnológicos, este modelo é semelhante ao EX30: recursos Google integrados no sistema de infoentretenimento (como os Mapas) e as já clássicas tecnologias de apoio à travagem e à direcção, assim como um «sensor de monitorização do condutor detecta sinais de fadiga ou distracção».
![©Volvo | EX30 Cross Country](https://motormais.pt/wp-content/uploads/2025/02/Volvo-EX30-CC-2-1.jpg)
Este SUV off road tem ainda 427 km de autonomia combinada, um valor que coloca este modelo com o segundo pior valor da sua gama, só à frente do EX30 Core Single Motor, que tem apenas 337 km. A seguir, está o Twin Motor Performance do EX30, disponível nas configurações Ultra e Plus (450 km).
Disponível em quatro cores (Azul Nuvem, Banco Cristal, Preto Ónix e Cinza Vapour – fica de fora o Amarelo Moss, ironicamente uma cor inspirada numa realidade tipicamente off roda, os líquenes que crescem no meio da vegetação das paisagens suecas), o EX30 Cross Country tem um preço que começa nos 56 528 euros (mais quase 26 mil euros que o EX30-base). Relativamente à chegada deste modelo a Portugal, ainda não há data.