Volvo EX90 100% eléctrico e XC90 híbrido oficialmente apresentados em Portugal – conheça os preços e as opções
Eram dois automóveis que já tinham sido anunciados pela marca há algum tempo, mas só agora é que a Volvo fez a apresentação oficial em Portugal, numa conferência de imprensa na zona do Guincho. EX90 e XC90 são, assim, as novas apostas suecas para o segmento de SUV premium de sete lugares.
Como já tinha sido anunciado pela marca em 2022, o EX90 é o seu automóvel «mais seguro de sempre», um modelo que é o primeiro de uma «nova era de tecnologia, electrificação e segurança», sublinhou João Gonçalves Pereira, gestor de produto e marketing da Volvo Portugal.
Entre o conjunto de características que leva a marca sueca a dizer isto, estão quatro trunfos: a paragem automática quando identifica peões e faz uma travagem de emergência (o foco do anúncio para TV do EX90); o radar interior que detecta sinais de vida (como a respiração e os batimentos cardíacos); o sistema LIDAR que detecta objectos na estrada, no escuro; e o drivers understanding system (DUS), que analisa o estado do condutor, por exemplo de está embriagado, para impedir acidentes.
Sobre o LIDAR (acrónimo de ‘light detection and ranging’), um sistema que, na sua essência, usa feixes de laser para medir distâncias, detectar objectos e criar mapas tridimensionais precisos do ambiente, o EX90 é mesmo o primeiro automóvel Volvo a integrar esta tecnologia. Este equipamento é visível a partir de fora, no topo do pára-brisas, ao centro.
Ao todo, e ainda no que respeita à segurança e ajudas à condução do EX90, há «cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores», lembrou João Gonçalves Pereira. O design foi outro dos pontos destacados pelo gestor de produto da Volvo, com foco na «grelha frontal fechada que vai marcar o design da marca no futuro» e no «martelo de Thor [deus nórdico do trovão] nas ópticas dianteiras», que é um dos símbolos da marca.
Lá dentro, o destaque vai para os materiais «cada vez mais sustentáveis» aplicados pela Volvo. O EX90 não usa pele – ao contrário disso, tem «estofos nórdicos com bio-atributos, como óleo de pinheiro, 30% de lã certificada e inserções decorativas em madeira FSC» no tabelier e portas.
O EX90 já pode ser comprado em Portugal com um preço a partir dos 88 201 euros e é considerado ‘Classe 1’ nas portagens, desde que tenha Via Verde. As motorizações disponíveis são duas: Single Motor (nas versões de equipamento Core e Plus) com 279 cavalos, bateria de 104 kWh e uma autonomia até 580 km; e Twin Motor (apenas na versão Ultra, acima dos 100 mil euros), com potência de 408 e 517 cavalos, baterias de 111 kWh e autonomia a rondar os 600 km.
XC90 é um plano B para quem não quer um SUV eléctrico»
Além dos EX90, este evento da Volvo para a imprensa serviu ainda para mostrar o novo XC90 Híbrido Plug-in, um modelo caracterizado por Bruno Marques (igualmente gestor de produto) como um «plano B» para quem não quer entrar já nos modelos 100% electrificados. Este anúncio está em linha com a decisão da Volvo de ter abandonado o objectivo de ser uma marca “anti-combustíveis fósseis” até 2030.
O XC90 renovado teve «ligeiras afinações na suspensão» e chega «mais insonorizado que a geração anterior». Lá dentro, o SUV tem, ainda, um ecrã maior que o da anterior geração (agora com de 11,2 polegadas) «mais rápido e responsivo, para maior facilidade de utilização», sublinhou Bruno Marques.
No exterior, este Volvo tem, agora, uma «nova grelha que dá mais modernidade, um capot esculpido e ópticas com o mesmo formato ‘martelo Thor, aqui «mais refinado», que o EX90. Atrás, saltam à vista as «luzes escurecidas».
O XC90 Híbrido Plug-in tem 455 cavalos e 71 km de autonomia em modo eléctrico, que podem chegar aos 89, em cidade. A bateria carrega em três horas, garante a Volvo. Este SUV também já está disponível para compra, com preços a partir dos 96 817 euros. Neste caso, a motorização é única (T8 com AWD), embora tenha os mesmos três níveis de equipamento que o EX90 – Core, Plus (99 892 euros) e Ultra (104 443 euros).