Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Abriram as encomendas para mais um ícone francês “remasterizado”: o Renault 4 E-Tech começa abaixo dos 30 mil euros

©Renault | 4 E-Tech©Renault

Depois do Renault 5 E-Tech (considerado melhor ‘Eléctrico’ no troféu ‘Carro do Ano’ de 2025), há outro automóvel clássico recriado pela marca francesa que chega a Portugal. Desta vez, é o Renault 4, baseado na 4L, produzida entre 1961 e 1994.

Tal como o 5 E-Tech, este modelo mantém uma abordagem de design retro-futurista, embora não seja assim tão óbvia a sua ligação à 4L original, tal como temos a ligação entre o antigo e o novo ‘5’. Ainda assim, pormenores como as ópticas dianteiras redondas acabam por fazer lembrar o automóvel que também ficou conhecido como ‘4 latas’.

Como acontece todos os automóveis eléctricos desta nova geração, o Renault 4 E-Tech vem com uma forte aposta em tecnologia: temos vários recursos ADAS (ajuda à condução), sistema operativo OpenR Link com Google integrado e «mais de cinquenta aplicações e serviços». Neste leque está o avatar Reno, da Renault, que «usa o ChatGPT para interagir com os utilizadores».

©Renault | 4 E-Tech
©Renault

O Renault 4 E-Tech está disponível em duas versões, ambas com motorização e bateria distintas. A primeira, preparada para a cidade (autonomia urbana), tem um motor de 90 kW (120 cv), bateria de 40 kWh e uma autonomia de até 308 km. O preço é de 29 500 euros.

Para quem quiser ir mais longe, a Renault tem a chamada versão com uma ‘autonomia conforto’. Neste caso, o 4 E-Tech chega aos 409 km, é mais potente, com 110 kW (150 cv) e vem com uma bateria de 52 kWh. Neste caso, há três níveis de equipamento, ‘Evolution’, ‘Techno’ e ‘Iconic’, com preços de 33, 35 e 37 mil euros, respectivamente.

Todas estas versões trazem ainda um carregador bidireccional de 11 kW AC, permitindo a função ‘Power to Object’, que «permite ligar dispositivos à bateria do carro». O Renault 4 E-Tech consegue ainda fazer «meia hora num carregamento de 15 a 80%».

©Renault | 4 E-Tech
©Renault

A Renault tem ainda uma versão, e Plein Sud (foto em cima), com um tecto de abrir eléctrico em lona. Outra das possibilidades é a personalização do interior com elementos impressos em 3D, como a «alavanca de mudanças, organizadores e até um cesto de pão em vime trançado».

O Renault 4 E-Tech já pode ser configurado e encomendado no site da marca, em Portugal.

Deixe um comentário