O regresso do reizinho: Nissan vai relançar o Micra em modo eléctrico, com alma de Renault 5 E-Tech

De uma só vez, a Nissan anunciou três novos modelos eléctricos, um deles com um conceito semelhante ao do Renault 5 E-Tech, ou seja, a marca japonesa vai pegar num automóvel icónico e transformá-lo num EV.
O novo Micra, que não tem (pelo menos para já) um nome especial como o modelo da Renault, é lançado ainda este ano, com as vendas a começarem também em 2025, garante a Nissan. Contudo, a marca não dá uma data concreta, apesar de ser mais que provável que isto apenas aconteça no último trimestre.
Descrito como um «veículo eléctrico urbano e elegante», o Micra será um modelo para concorrer directamente com o Renault 5 E-Tech – aliás, este EV partilha a plataforma com o automóvel francês, a AmpR Small, e será construído na fábrica ElectriCity da Renault.
Isto não é inédito entre as duas marcas, que têm uma aliança deste 1999. Há vários modelos a fazerem uso da mesma “base”: por exemplo, a AmpR Medium substituiu a plataforma EV usada pelo Nissan Leaf e está nos Megane E-Tech, Scenic E-Tech e Ariya.
A marca japonesa diz ainda que o Micra eléctrico, desenvolvido pela Nissan Design Europe, vem com duas opções de bateria – 40 e 52 kWh – tal como no Renault 5, com autonomias respectivas de 312 e 410 km.
Este regresso de um dos “reis” dos automóveis compactos (que em 2025 faz 43 anos) faz-se depois de uma última versão, anunciada em 2016, e de um facelift em 2022. Para já, a Nissan não avançou preços, mas é natural que não fujam muito aos do Renault 5 E-Tech, que começam nos 27 500 euros.