Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

A inteligência artificial da Google vai chegar aos automóveis – e os Volvo vão ser os primeiros

©Volvo | Google©Volvo

A Google anunciou, durante a conferência I/O 2025, que o Gemini – o seu assistente com inteligência artificial – vai passar a estar disponível em automóveis, com a Volvo a ser a primeira marca a receber esta tecnologia.

Esta decisão acaba por ser natural, já que a marca sueca é uma das mais fortes parceiras da Google no sector automóvel. Todos os mais recentes Volvo têm um sistema de infoentretenimento baseado no sistema operativo Android Automotive (a Polestar, a marca “irmã” da Volvo, foi mesmo a primeira a lançar modelos com esta plataforma).

Agora, esta ligação entre as duas marcas evolui com a integração do Gemini em toda a gama da Volvo, permitindo «conversas mais naturais entre condutor e carro». Além da interacção por voz, o Gemini vai permitir fazer «tradução de idiomas, ajudar na navegação, pesquisar destinos» e, até, «dar explicações sobre funcionalidades dos automóveis».

O principal objectivo é, segundo a Volvo, «reduzir a carga cognitiva do condutor e ajudá-lo a manter a atenção na estrada». Para já, os primeiros a experimentar o Gemini serão os utilizadores de Android Auto, que vão receber a actualização nas próximas semanas. Já os carros com Android Automotive (o sistema Google integrado) só terão acesso a este update mais para o final de 2025.

Lembre-se que os automóveis da Volvo são uma das plataformas de hardware de referência para testar novas soluções Android em automóveis. «O nosso trabalho com a Google permite-nos trazer, em primeira mão, as últimas inovações do ecossistema digital para os nossos automóveis», lembra Alwin Bakkenes, responsável pela engenharia de software da Volvo.

Deixe um comentário