BYD Dolphin Surf: o Citadino Mundial do Ano 2025 é apresentado em Portugal a 21 de Maio

No final de Março, a BYD tinha confirmado que o Seagull, o seu automóvel compacto do segmento A, iria chegar à Europa. Na altura, a marca chinesa apenas garantiu que este modelo ia começar a ser vendido no Reino Unido. Mas como seria natural, este utilitário terá como destino mais mercados no Velho Continente e Portugal é um deles.
E a apresentação oficial do Seagull, que na Europa se chama Dolphin Surf, está para muito breve: a BYD vai fazer a revelação oficial deste modelo a 21 de Maio, num evento para a imprensa na zona de Cascais. Lembre-se que este automóvel venceu o galardão de Citadino Mundial do Ano 2025 nos World Cars Awards, o primeiro de sempre nesta competição para a BYD.
Para já, no site nacional da marca chinesa, está disponível um formulário de contacto para pedir mais informações sobre o Dolphin Surf. Aqui, ainda não há informações sobre versões e preços, apenas textos promocionais que descrevem este modelo como um «citadino eficiente, tecnológico, cheio de personalidade, preparado para conquistar a cidade com uma condução dinâmica».

Entre a apresentação pública do Dolphin Surf e a chegada efectiva deste automóvel deverá haver um período de tempo que pode ser relativamente longo. Por exemplo, a conta britânica da BYD no Instagram publicou esta semana um teaser com uma data, 11 de Junho, ficando por saber se será a data de apresentação, como em Portugal é 21 de Maio, ou o dia em que abrem as encomendas.
Na conta de Instagram da BYD França, também já há um teaser, embora sem qualquer data associada; já a BYD Espanha publicou um vídeo em estilo pixel art onde remete a apresentação do Dolphin Surf para Maio.

A conta italiana da marca também publicou este vídeo, assim como a alemã, embora aqui seja revelada uma data: 21 de Maio, que acaba por bater certo com a apresentação que vai decorrer em Portugal. Estes vídeos mostram ainda que a revelação europeia do Dolphin Surf será feita em Roma.
No post da conta alemã da BYD aparece ainda um dado sobre este automóvel: o consumo de energia combinado será de 16 a 15,5 kWh/100 km. Na China, este modelo tem três versões (Active, Free e Flying), duas com autonomia de 305 km e uma com 405. A Portugal, e se se mantiver a estratégia do Dolphin, que tem a Comfort e a Design, chegarão apenas duas.

Também neste mercado, o Seagull/Dolphin Surf tem um preço que nunca iremos ver por cá: são cerca de 9500 euros. Ainda assim, Stella Li, vice-presidente executiva da BYD promete que este automóvel vai oferecer o «melhor valor» nos mercados europeus.