Em pouco mais de dois anos, o mercado nacional foi invadido por marcas chinesas, umas com mais sucesso que outras: a principal será a BYD, mas insígnias como a MG ou a Xpeng também atraem algumas atenções dos utilizadores nacionais.
Recentemente, a representação da Leapmotor foi anunciada pela Stellantis, mas a produção de um dos modelos, o T03, foi suspensa na Polónia, o que terá atrasado o lançamento da marca em Portugal. Contudo, este contratempo não retira o impacto que teve a entrada em força da China em Portugal.
Este “filme” vai, agora, ter mais um “capítulo”: o Grupo Auto-Industrial (que já representa a Aiways, a Forthing e a Maxus) anunciou uma parceria para trazer a Changan para o País, uma marca que está presente em «mais de sessenta países» e que, em 2024, vendeu «cerca de 2,2 milhões de automóveis».
Em comunicado, o Grupo Auto-Industrial diz que a Changan vai trazer «nove modelos para a Europa nos próximos três anos». O destaque é o SUV eléctrico Deepal S07 (na foto de destaque), que deve ser lançado até ao final de Junho em quatro países: Noruega, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos.
Em Portugal, este lançamento apenas deve acontecer no final de 2025 ou princípio de 2026, mas vai ser possível ver este automóvel ao vivo no salão E-Carshow, que acontece entre 23 e 25 de Maio da FIL (Parque das Nações, Lisboa).