Dolphin Surf é a prenda de Verão da BYD. Chega a Portugal com três versões – a mais cara, roça os 30 mil euros

Como estava programado, a BYD apresentou de forma oficial o BYD Dolphin Surf no País, um automóvel que se torna o seu mais acessível eléctrico, com um preço que começa nos 20 885 euros, mas onde faltam as despesas de transporte e legalização, que devem rondar os 1500 euros.
Ao contrário do que tínhamos previsto, o Dolphin Surf vai ter três versões em Portugal. A Active, com bateria de 30 kWh (carregamento DC de 65 kW), motor de 65 kW / 88 cv e uma autonomia de 220 km em ciclo combinado ou 356 km em ciclo urbano. O preço são os tais 20 885 euros.
Segue-se a Boost (24 990 euros), com uma bateria de maior capacidade, de 43,2 kWh; esta versão mantém, contudo, a potência da Active, mas sobe nos valores da autonomia: combinado de 322 km e urbano, de 507. Finalmente, temos a Comfort, que apenas difere na potência face à Boost: 115 kW / 156 cv – o preço é de 27 990 euros. Ambas permitem, ainda, um carregamento DC de 85 kW.

Sobre os tempos de carregamento, o «trifásico de 11 kW AC é padrão em toda a gama, permitindo o carregamento de 100% a partir de 0% SoC em três horas e meia (Active) ou cinco horas (Boost e Comfort)», explica a BYD.
Entre as restantes características que já eram mais ou menos conhecidas estão o «primeiro sistema de propulsão eléctrica 8-em-1 produzido em série no mundo», 3,99 metros de comprimento, bancos dianteiros desportivos, 308 litros de bagageira e o ecrã táctil rotativo, já clássico nos BYD, aqui com de 10,1 polegadas.
Ainda na parte tecnológica, o Dolphin Surf permite usar o smartphone ou um relógio inteligente compatível com NFC para abrir a porta – para isso, é preciso encostar o dispositivo ao «sensor no espelho retrovisor». Outra característica de destaque é a funcionalidade Vehicle-to-Load, que permite dar energia a dispositivos como uma «máquina de café ou um grelhador, até 3,3 kW».

O BYD Dolphin começa a poder ser encomendado em Portugal a partir de Junho (o preço da versão-base, 20 885 euros, é válido até dia 30 deste mês), com quatro cores disponíveis – Lime Green (amarelo), Polar Night Black (preto), Apricity White (branco) e Ice Blue (azul). Depois, as «primeiras entregas começam a ser feitas no Verão», diz a marca, embora sem referir uma data específica.