Secções

Notícias

Ensaios

Fora da Estrada

Honda quer usar células de combustível a hidrogénio para permitir vida humana noutros planetas

©Honda©Honda

Quando pensamos em Honda, dificilmente nos lembramos do Espaço, mas o mais recente projecto da marca japonesa promete levar uma tecnologia ligada a automóveis para outros planetas. O objectivo é usar a «tecnologia de células de combustível a hidrogénio» para «tornar possível a vida humana noutros planetas».

Para começar a desenvolver esta ideia, a marca vai testar um «ambicioso projeto» na Estação Espacial Internacional, em parceria com as empresas Sierra Space e a Tec-Masters: em concreto, o que está em causa é a criação de um «sistema de energia regenerativo» que irá possibilitar a vida permanente de pessoas na Lua e, «eventualmente, noutros corpos celestes».

O sistema desenvolvido pela Honda baseia-se na «electrólise de água de alta pressão diferencial» e tem um formato «leve, compacto e eficiente». O ‘Fuel Cell Regenerative System’ permite, assim, «produzir continuamente oxigénio, hidrogénio e electricidade».

Este projecto espacial da Honda foca-se também na «redução da necessidade de manutenção e dos custos de transporte», explica a marca. Entre as principais vantagens, estão a «ausência de compressão mecânica e a capacidade de armazenar gases a alta pressão em contentores menores».

Segundo a Honda, o ‘Fuel Cell Regenerative System «representa um passo significativo no compromisso de desenvolver um avançado sistema de armazenamento de energia, crucial para transformar a exploração espacial de longo prazo numa realidade tangível».

Deixe um comentário