Mokka GSE Rally: este protótipo da Opel é o primeiro automóvel a seguir as regras eRally5 da FIA

A Opel anunciou recentemente a nova estratégia da marca GSE e, agora, apresenta um protótipo para ralis eléctricos baseado num dos seus SUV: o Mokka GSE Rally é, mesmo, o «primeiro automóvel» do género a cumprir os «novos regulamentos eRally5 da FIA».
A estreia está marcada para 2026, com este modelo a ser definido como o «carro eléctrico de ralis do futuro». O Mokka GSE Rally irá ser integrado na equipa ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSE’, que este ano entra na sua quinta época de competição.
Este protótipo de 207 kW (280 cv e binário de 345 Nm) tem pinças de travão amarelas à frente, jantes amarelas atrás, uma entrada de ar no tejadilho, uma suspensão Bilsten com «afinação optimizada, configuração do tipo McPherson reforçada e apoios do tipo uniball no eixo dianteiro» são algumas das principais características do Mokka GSE Rally.

Relativamente ao Mokka de estrada, e como seria de esperar, há funcionalidades que não fazem parte desta versão para ralis.
«As ajudas electrónicas à condução, como o ABS, ESP, assistência à manutenção na faixa de rodagem e controlo de tração, não estão presentes», sublinha a Opel. Já a bateria é a mesma da versão “normal”, com uma capacidade de 54 kWh.