Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Renault estreia motor E-Tech 1,8 L full hybrid de 160 cavalos que é exclusivo para um automóvel

©Renault | E-Tech©Renault

A marca francesa anunciou o lançamento de uma motorização híbrida que será apenas aplicada a um dos seus automóveis disponíveis em Portugal, o Symbioz. A novidade é o E-Tech 1,8 L de 160 cavalos, associado a uma bateria de 1,4 kWh.

Segundo a Renault, este grupo motopropulsor «combina dois motores eléctricos (um e-motor de 36 kW e o High-Voltage Starter Generator HSG de 15 kW), com um motor de quatro cilindros a gasolina de 1,8 L, com potência de 109 cv (80 kW)» – de resto, esta era já a configuração da geração anterior.

Contudo, agora há uma «nova caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem», que permite fazer «passagens rápidas e precisas com perdas mínimas de potência»; a Renault diz ainda que esta caixa é «mais simples do ponto de vista mecânico», o que a torna «ainda mais fiável».

©Renault | Symbioz
©Renault

Outra das mudanças em relação ao E-Tech anterior é a passagem para um sistema de injecção directa (o anterior tinha indirecta). Esta mudança «melhora o desempenho do motor, reduz as emissões e contribui para um menor consumo de combustível». Com isto, o binário sobe dos 150 para os 172 Nm e a aceleração dos 0 aos 100 km/h baixa dos 10,6 para os 9,1 segundos.

Esta motorização híbrida fica, como já referimos, apenas disponível no Symbioz, e só na versão Esprit Alpine, cujos preços começam nos 37 800 euros. As encomendas já estão abertas e as primeiras unidades começam a ser entregues no terceiro trimestre de 2025 (Julho, Agosto, Setembro).

Deixe um comentário