Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Um Defender mais “musculado” e não só: o 4×4 da Land Rover também teve uma operação cosmética

©Land Rover | Defender©Land Rover

A Land Rover renovou a gama Defender: a marca britânica fala em «melhorias de design, tecnologia e funcionalidade» nos modelos 90, 110, 130 e no mais radical Defender OCTA. Estas actualizações têm impacto no exterior, no interior e nas capacidades de condução, com destaque para as novidades orientadas para o todo-o-terreno e a conectividade a bordo.

Visualmente, os novos Defender destacam-se por um design «mais robusto e refinado». Segundo a marca, os faróis dianteiros foram redesenhados e oferecem uma nova assinatura luminosa, enquanto os farolins traseiros surgem com um acabamento fumado.

A grelha dianteira passa a incluir uma barra em Gloss Black e um logótipo Land Rover escurecido. Há ainda novas jantes de liga leve de 22 polegadas com acabamento Diamond Turned Dark Grey e tampas em preto brilhante com a marca Defender. As opções de cores foram alargadas a dois tons Borasco Grey (inspirado numa «mina de prata na Califórnia») e o Woolstone Green (que lembra as «paisagens rurais britânicas»).

©Land Rover | Defender
©Land Rover

No habitáculo, a principal novidade é o ecrã táctil de 13,1 polegadas, posicionado acima de uma consola central redesenhada para uma «utilização mais ergonómica»; aqui, passa a estar uma secção deslizante que permite «ocultar objectos e manter o acesso à arrumação inferior».

Do ponto de vista técnico, uma das maiores novidades é a introdução do ‘Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Fora de Estrada’, uma «evolução do sistema All Terrain Progress Control», explica a Land Rover. Este assistente «regula automaticamente a velocidade em terrenos irregulares, permitindo ao condutor seleccionar um nível de conforto e focar-se na condução».

Outra estreia na gama é o ‘Monitor de Atenção do Condutor’, que recorre a uma câmara virada para o condutor que detecta sinais de fadiga ou distração. Sempre que isto acontece, são emitidos alertas visuais e sonoros. Este recurso começa a ser habitual em automóveis de várias gamas: recentemente conduzimos vários modelos com este sistema.

©Land Rover | Defender
©Land Rover

No topo da gama, o Defender OCTA assume o papel de modelo mais potente da família, com motor V8 biturbo de 4,4 litros, 635 cv e suspensão 6D Dynamics. Este modelo recebe ainda a cor exterior exclusiva Sargasso Blue e o acabamento Patagonia White (com película protetora mate).

A Land Rover reforçou também a oferta de acessórios com os packs Explorer, Adventure e Urban. Já disponível em Portugal, o novo Defender tem um preço que começa nos 90 144,93 euros.

Deixe um comentário