XC70 vai ser o novo SUV híbrido da Volvo: a marca sueca promete 200 km de autonomia eléctrica

É o «valor mais elevado alguma vez oferecido pela Volvo» num SUV: o novo XC70, que ainda não tem data confirmada de lançamento em Portugal, vai conseguir fazer «até 200 km em modo 100% eléctrico».
Assim, este automóvel fica com duas utilizações distintas e bem marcadas: para a cidade, pode fazer a «maioria dos percursos diários» em modo EV; quando for preciso fazer uma viagem maior, terá sempre a gasolina para entrar em acção.
A Volvo não revelou a autonomia total do XC70, mas é provável que, no combustível, seja um valor à volta dos seiscentos quilómetros, o que dará um alcance total a este SUV a rondar os oitocentos quilómetros.

Este modelo ficará entre os XC60 e XC90, na oferta plug-in híbrida da marca sueca, cujos preços começam nos 70 e 97 mil euros e com autonomias 100% eléctricas a rondar os 100 e os 71 km, respectivamente. Desta forma, o XC70 poderá custar cerca de 80 mil euros.
«O XC70 assinala a nossa entrada estratégica no segmento dos híbridos plug-in com autonomia alargada, modelos que representam a ponte perfeita com vista à electrificação total» disse Håkan Samuelsson, CEO, da Volvo.
Relativamente ao design, o XC70 parece ser uma mistura entre a abordagem dos EX e as linhas dos actuais XC: por exemplo, deixa de ter uma grelha frontal e os faróis Martelo de Thor estão mais minimalistas. Atrás, as ópticas em C parecem ser, igualmente, mais condensadas que nos XC60 e 90, além de estarem integradas no vidro e na porta da bagageira.

Sobre a disponibilidade, o XC70 irá ser primeiro lançado na China, com as encomendas a abrirem «ainda este ano». Para já, a marca diz que ainda está a «avaliar a introdução noutros mercados», pelo que uma possível chegada à Europa, e em concreto a Portugal, só deverá acontecer no final de 2026.