Rede Mobi.E atinge «novo recorde»: foram «mais de setecentos mil carregamentos» num só mês

A rede pública Mobi.E ultrapassou, pela primeira vez, os setecentos mil carregamentos num só mês; segundo a empresa, isto é um «novo recorde». De acordo com dados oficiais, foram registados «712 mil carregamentos» ao longo de Maio de 2025, um «crescimento de 45%» face ao mesmo período de 2024.
O número de utilizadores também subiu na mesma proporção, com «mais de 115 mil condutores distintos» a recorrerem à rede da Mobi.E. A energia consumida chegou aos 15,8 GWh, «mais 59%» do que no mês homólogo. Em média, foram feitos quase 23 mil carregamentos por dia, durante Maio (em Abril, tinham sido 22 199 mil).
«A tendência de crescimento tem sido constante e mostra um amadurecimento progressivo da mobilidade eléctrica em Portugal», sublinha a Mobi.E. Nos primeiros cinco meses do ano, o total acumulado ultrapassou os «3,2 milhões» de carregamentos, o que representa uma «subida de 47% face ao período equivalente de 2024».
Neste momento, a rede da Mobi.E tem 6 329 postos e 11 779 tomadas, sendo que 38,2% são de carregamento rápido ou ultrarrápido (acima, portanto, dos 22 kW). A potência instalada ultrapassa os 393 mil kW, um valor que «excede os requisitos definidos no regulamento europeu AFIR», que estipula um «mínimo de 1,3 kW por cada veículo 100% eléctrico e 0,8 kW por híbrido plug-in», lembra a empresa.