Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Segurança sueca mais personalizada: Volvo apresenta «cinto de segurança adaptativo» que se ajusta a cada ocupante e tipo de acidente

A Volvo e o cinto de segurança, tal como o conhecemos hoje, têm uma história em comum. Apesar de a marca sueca não ter sido a sua inventora, foi a primeira a desenvolver e implementar o cinto de segurança de três pontos.

Em 1959, Nils Bohlin, engenheiro da Volvo e ex-projectista de sistemas de segurança para a aviação, criou aquele que seria o primeiro cinto de segurança de três pontos moderno. Este, combinava a faixa abdominal que já existia com uma diagonal no peito, formando um sistema que podia ser usado com uma só mão.

Uma das grandes vantagens residia no facto de conseguir distribuir melhor as forças em caso de acidente. A Volvo acabaria por tornar o cinto de três pontos um equipamento de série nos seus automóveis, a começar pelo Volvo PV544. Depois, a marca sueca abriu a patente a outros fabricantes, permitindo que a tecnologia fosse adoptada em massa por toda a indústria.

Agora, a Volvo anuncia o lançamento do «primeiro cinto de segurança adaptativo do mundo», uma inovação que «promete redefinir os padrões de segurança automóvel». Este conceito foi desenvolvido para «ajustar automaticamente a força de retenção às características físicas de cada passageiro e à dinâmica específica de um acidente».

©Volvo | Cinto
©Volvo

Este cinto recorre a «sensores avançados, instalados no interior e exterior do veículo», para interpretar factores como «altura, peso, morfologia e posição sentada dos ocupantes». A resposta é, depois, «calibrada em tempo real, consoante a gravidade da colisão, permitindo uma protecção personalizada», explica a Volvo. Para isso, o cinto tem um módulo novo, com mecanismos que regulam a resposta a estas situações (foto em cima).

Tal como aconteceu com o cinto de três pontos, a marca garante que a patente desta nova tecnologia também vai ser disponibilizada para que outras empresas do sector a implementem. «A segurança de todos está acima de tudo», sublinha a Volvo.

A estreia deste cinto adaptativo está marcada para o Volvo EX60, um SUV 100% eléctrico que chega a Portugal apenas em 2026.

Deixe um comentário