Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Uma ‘cúpula sensorial’ e que se parece com uma «entidade viva»: será este o futuro interior dos automóveis Cupra?

A Cupra apresentou, na Milan Design Week 2025, um conceito de design de habitáculo que pode ser o levantar do véu sobre o futuro aspecto do interior dos seus automóveis. Neste projecto, a marca espanhola teve a ajuda do estúdio criativo TigreLab.

Esta Sensorial Capsule (em tradução livre, ‘cúpula sensorial’) é um «exercício de design»com recurso a tecnologias que «reduzem o desperdício e conciliam design com artesanato».

Francesca Sangalli, responsável criativa da Cupra Design House, aponta três pilares que sustentam esta abordagem: «Experiência holística; luz e som como materiais palpáveis; e ligação ao condutor». Do lado da TigreLabs, a responsável foi Laura Gómez, que assumiu a função de gestora de projecto.

Sobre a primeira ideia, a marca baseou-se numa «ligação binomial entre o condutor e o seu Cupra, apresentando o automóvel não como uma máquina, mas como uma entidade viva». Desta forma, o «ambiente reage de forma intuitiva a gestos, preferências e emoções, criando uma ligação fluida e orgânica entre o condutor e o veículo».

©TigreLabs | Cupra Sensorial
©TigreLabs

Na luz e no som, a marca destaca o facto de haver um prisma que «representa a alma do automóvel», fabricado num «material transparente». Segundo a Cupra, a interacção com o prisma «activa diferentes rituais de luz e som no habitáculo, associados aos vários modos de condução».

Finalmente, a ligação ao condutor: a Cupra garante que, nesta cápsula, o conceito «vai além do sensorial». Nos bancos e nas texturas da consola e das portas, foi usado «design paramétrico e a fabricação aditiva.

Em concreto, o design paramétrico é uma abordagem baseada na definição de parâmetros e regras que determinam a forma e o comportamento de um objecto ou sistema.

Assim, em vez de desenhar manualmente cada detalhe, o designer estabelece variáveis (como dimensões, ângulos, materiais, densidade, entre outras) que podem ser ajustadas para gerar automaticamente diferentes versões do mesmo modelo.