Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Hyundai lança versão MY25 do IONIQ 5. Há novas baterias e mais autonomia – o preço começa nos 43 mil euros

©MotorMais | IONIQ 5 MY25 4©MotorMais

Os modelos eléctricos são, decididamente, a galinha dos ovos de ouro da Hyundai: a marca diz ter «crescido 65% nas vendas totais de automóveis eléctricos» (de 2024 para 2025), ou seja, englobando particulares e empresas.

Em concreto, para particulares, as vendas «subiram 125%», sublinhou Hugo Tavares, head of product da marca, em Portugal. Não é, por isso, de estranhar que a Hyundai continue, quer a lançar novos modelos deste segmento (como aconteceu com o Inster, já este ano), quer a renovar os seus “blockbusters”.

O IONIQ 5 (pode ler o nosso teste a este modelo aqui) é o primeiro da gama actual da marca a receber o distintivo ‘MY25’ (model year), ou seja, a ser renovado. Neste caso, isto acontece a nível estético e tecnológico, com alterações exteriores e interiores, assim como debaixo do capot.

©MotorMais | IONIQ 5 MY25 4
©MotorMais

Por fora, o SUV crossover da Hyundai vem com pára-choques redesenhados, mais 20 mm de comprimento, um spoiler traseiro prolongado em 50 mm e novas «jantes aerodinâmicas» de dezanove ou vinte polegadas. Uma das principais falhas da anterior versão também foi corrigida: «Vimos que muitos de vocês criticaram a falta do limpa-vidros traseiro e esta versão já o traz», brincou Hugo Tavares.

No interior, há mais novidades: por exemplo, o painel com os dois ecrãs já não tem a divisão a cinzento. Agora é em preto, o que contribui para uma sensação de continuidade entre os displays de instrumentos e de infoentretenimento.

A ‘Universal Island’ da consola central passa a ter botões físicos para ligar o aquecimento/ventilação dos bancos, aquecimento do volante e o assistente de estacionamento. A base Qi, para carregar o smartphone, também está numa nova posição, mais elevada. Por baixo da zona dos botões físicos, ao centro, há também uma porta USB-C e uma ligação de 12 V.

©MotorMais | IONIQ 5 MY25 4
©MotorMais

Mas as mudanças mais importantes são, claro, ao nível do desempenho. O MY25 do IONIQ foi reforçado com duas novas baterias de iões de lítio: 63 e 84 kWh, que «substituem a anterior versão de 77,4 kWh», lembra a Hyundai. A autonomia máxima chega, agora, aos «784 km em ciclo urbano WLTP».

Em termos de versões, são quatro: Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus. A de entrada será, assim, a Premium com bateria de 63 kWh, 440 km de autonomia (até 613 km em ciclo urbano WLTP), 170 cavalos e consumos anunciados de 15,6 kWh/100. Este modelo começa nos 43 mil euros.

Com a bateria de 84 kWh (potência de 229 cavalos), ficam as restantes versões: Premium Plus ou Vanguard, com autonomia de 570 km (784 km em ciclo urbano WLTP) e consumos de 16 kWh/100; e Vanguard Plus, onde a autonomia baixa para os 530 km (709 km em ciclo urbano WLTP) e consumos de 17 kWh/100.

©MotorMais | IONIQ 5 MY25 4
©MotorMais

As duas primeiras têm ainda jantes de dezanove polegadas, enquanto esta última recebe as de vinte. Juntamente com os MY25, vêm ainda duas novas cores Gravitty Gold Matte e Lucid Blue. Estes novos modelos já podem ser configurados e encomendados no site da Hyundai.

Mas os anúncios relativos a novos modelos da marca coreana, em Portugal, não vão ficar por aqui: Ivo Ferreira, head of sales da Hyndai, prometeu novidades ainda este ano sobre os IONIQ 9, o grande SUV familiar da marca; e IONIQ 6 (que também já conduzimos), que também deve receber uma versão MY25.