Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Lamborghini: o novo Temerario de competição chama-se GT3 e tem estreia marcada para 2026

©Lamborghini | Temerario GT3©Lamborghini

A Lamborghini anunciou o Temerario GT3, o seu «primeiro automóvel de competição desenvolvido a partir da versão de estrada» do recém-lançado modelo com o mesmo nome. Este modelo foi «integralmente concebido, desenvolvido e produzido» na sede da empresa, em Sant’Agata Bolognese.

Na base, este Temerario tem um chassis spaceframe em alumínio, revisto para cumprir os «exigentes critérios estruturais e de manutenção da classe GT3Ω. O motor é um V8 biturbo de quatro litros (o mesmo do modelo de produção em série), mas com modificações para «cumprir com os regulamentos que impedem a utilização de sistemas híbridos».

Devido a estas imposições, a potência do GT3 é muito menos que a da versão de estrada: 550 contra 800 cavalos, uma redução de quase 30%. Já a carroçaria foi, «pela primeira vez», totalmente construída em material compósito de carbono, numa parceria entre a equipa Squadra Corse e o Centro Stile Lamborghini.

©Lamborghini | Temerario GT3
©Lamborghini

Este GT3 vem, ainda, com uma caixa de velocidades transversal de seis relações, uma nova caixa de ar de admissão concebida para «trabalhar com turbocompressores mais compactos» e um motor recalibrado para «garantir um desempenho consistente numa faixa de rotações mais ampla».

No interior, o painel de instrumentos foi redesenhado com «gráficos melhorados», reforçado com um novo sistema de recolha de dados e um volante desenvolvido pela Lamborghini, com «base no feedback de pilotos de fábrica e clientes».

Segundo a marca italiana, o processo de desenvolvimento do Temerario GT3 «será finalizado ao longo de 2026», ano em que está prevista a estreia competitiva do modelo: a primeira prova deverá ser as 12 Horas de Sebring, em Março.

Deixe um comentário